Uma moradora de Juazeiro, na região Norte da Bahia, entrou em contato com o Portal Preto no Branco para alertar sobre a ação de criminosos especializados no chamado “golpe do falso advogado” que estariam agindo na região. Ela conta que nesta quinta-feira (12) foi vítima de uma tentativa do crime.
Conforme o relato, a mulher recebeu mensagens via WhatsApp de um número desconhecido, no qual o interlocutor se apresentava como advogado e informava sobre uma suposta decisão judicial favorável, com liberação de valores em torno de R$ 10 mil. Para dar credibilidade à conversa, o golpista utilizou foto, nome e dados de um advogado regularmente inscrito na OAB de Petrolina, além de encaminhar um arquivo em PDF com aparência de petição judicial.
“Durante a conversa, o criminoso solicitou meus dados bancários sob o argumento de que seriam necessários para “protocolar o pedido de liberação do valor”. O processo realmente existe, mas o advogado que aparecia na foto do perfil não é o que está cuidando da causa. Foi nesse momento que eu passei a desconfiar, fiz algumas perguntas, questionei se não tinha ocorrido audiência e o criminoso chegou a dizer que estava em reunião naquele momento. Por já ter ouvido falar no golpe, eu percebi o que estava acontecendo e decidi não enviar as informações e interrompi o contato”, contou a vítima.
O Portal Preto no Branco também conversou com o presidente da subseção da OAB Juazeiro, o advogado Rubnério Araújo Ferreira, que explicou como esse tipo de golpe costuma funcionar e fez um alerta à população.
“O golpista normalmente pega uma foto atualizada do advogado através do Instagram, de sites de currículo ou até de sites pessoais, e usa o nome e a imagem desse profissional. Os números de telefone eles trocam o tempo todo, porque hoje é possível comprar um chip em qualquer lugar do país e escolher o DDD que quiser, como 74 de Juazeiro ou 87 de Petrolina”, explicou.
Rubnério reforça que, ao identificar uma tentativa de golpe, a vítima deve registrar um boletim de ocorrência e comunicar imediatamente o advogado que teve a imagem utilizada.
“As seccionais da OAB estão em contato direto com a Polícia Civil. Esses boletins ajudam a concentrar as investigações e a cobrar providências dos órgãos públicos”, destacou.
Outra orientação importante é sempre desconfiar de contatos feitos por números desconhecidos. “O cliente deve tentar falar com o advogado pelos contatos que sempre utilizou. Se surgir um número novo, é preciso confirmar antes de qualquer ação”, alertou.
O presidente da OAB Juazeiro também comentou que, apesar de avanços tecnológicos no Judiciário, os golpes continuam acontecendo.
“O tribunal passou a usar uma ferramenta chamada dupla verificação, mas mesmo assim isso não tem impedido os golpistas de acessarem informações de processos, inclusive alguns que tramitam em segredo de justiça”, completou.
Cartilha OAB BA
Em setembro do ano passado, diante do número de casos, a OAB Bahia lançou uma nova cartilha digital para ajudar a população a identificar e evitar o chamado “golpe do falso advogado”.
Entre as orientações da cartilha, estão a confirmação de qualquer solicitação de pagamento com o advogado por canais oficiais já conhecidos (telefone fixo, e-mail institucional ou visita presencial ao escritório); desconfiar de contatos desconhecidos que pressionam por transferências urgentes via Pix; evitar clicar em links suspeitos; e utilizar o site oficial da OAB Nacional para verificar a identidade de advogados, por meio do link www.confirmadv.oab.org.br.
Confira a cartilha na íntegra:
Nova Cartilha – Golpe do Falso Advogado
Redação PNB



