Uma moradora do distrito de Carnaíba do Sertão, na zona rural de Juazeiro, na região Norte da Bahia, entrou em contato com o Portal Preto no Branco para relatar a dificuldade que está enfrentando para ter acesso à água. Conforme Nice Barroso, há meses o fornecimento vem sendo feito por carro-pipa, porém, segundo ela, a distribuição não está sendo realizada de forma regular.
“Nós, moradores do distrito de Carnaíba do Sertão, continuamos sofrendo com a falta de água. Desde setembro do ano passado, não cai água nas torneiras. Para tentar amenizar a situação, passaram a distribuir água através de carro-pipa. Porém, o último dia em que eles vieram trazer água para a gente foi no dia 04. Hoje já é dia 18 e nada. A água que recebemos já acabou. Aqui está todo mundo na mesma situação”, relatou a moradora.
Ainda de acordo com Nice, a falta de regularidade no abastecimento tem afetado diretamente famílias, principalmente as com idosos e pessoas doentes. “Aqui em casa eu cuido de uma idosa de 93 anos e de um idoso de 87, que tem Alzheimer. Eu preciso de água para fazer a higiene deles. Como é que faz sem água?”, questiona.
Diante da escassez, a moradora diz que tem recorrido ao pouco que consegue. “A sorte foi que deu uma chuvinha e a gente conseguiu pegar um pouco de água da chuva, senão era pior ainda. A gente está tomando banho um dia sim, outro não. É um balde de água só para conseguir dormir. Num calor desse, não ter nem água para um banho é muito sofrimento”, conta.
Nice finaliza destacando que a principal reivindicação da comunidade é pela regularidade no abastecimento emergencial. “Eles tinham que mandar pelo menos um pipa por semana. Assim a gente conseguia se virar. Do jeito que está, não dá para viver. A gente só quer água. É o básico para viver com dignidade”, conclui.
Encaminhamos a reclamação para o Serviço de Água e Saneamento Ambiental de Juazeiro em busca de esclarecimentos e aguardamos uma resposta.
Redação PNB



