A Quarta-feira de Cinzas marca o início da Quaresma para os fies da Igreja Católica, período de 40 dias de preparação para a Páscoa, data em que é celebrada a ressurreição de Jesus Cristo. A data ocorre logo após o Carnaval e simboliza um tempo de reflexão, penitência e renovação espiritual.
Durante as celebrações, é realizado o tradicional rito da imposição das cinzas. Na cerimônia, os fiéis recebem uma cruz desenhada na testa com cinzas, enquanto são convidados à conversão e ao arrependimento dos pecados.
A Quaresma faz referência aos 40 dias em que Jesus Cristo permaneceu no deserto em jejum e oração, conforme narrado nos Evangelhos. Ao longo desse período, os cristãos são incentivados a intensificar três pilares: oração, jejum e caridade.
• Oração: entendida como diálogo com Deus e fortalecimento da fé;
• Jejum: prática de abstinência alimentar, obrigatória na Quarta-feira de Cinzas e na Sexta-feira Santa, como forma de disciplina e reflexão;
• Caridade: atitude concreta de partilha e solidariedade, realizada de maneira gratuita e sem interesses pessoais.
A quaresma é um período de preparação espiritual até a celebração da Páscoa, considerada a principal festa do calendário cristão.
Redação PNB


