Após mães e responsáveis por alunos da Escola Edualdina Damásio, localizada na comunidade de Campo dos Cavalos, Junco, zona rural de Juazeiro, relatarem a falta de auxiliar de AEE (Atendimento Educacional Especializado) na instituição de ensino, u Secretaria de Educação se manifestou.
Em nota enviada ao Portal Preto no Branco, a Seduc afirmou que “a Escola Municipal Professora Edualdina Damásio, no Junco, possui cerca de 13 alunos com deficiência. Destes, 8 são alunos autistas que necessitam de auxiliar de AEE (Atendimento Educacional Especializado). Atualmente, a escola possui 2 professoras e 5 auxiliares de AEE, número de profissionais definido a partir de uma análise da equipe especializada da Seduc, considerando que esses colaboradores conseguem apoiar todos os estudantes com deficiência da unidade. Reiteramos que, segundo as normativas da Educação Inclusiva, o profissional auxiliar de AEE pode acompanhar até dois estudantes no mesmo turno e na mesma sala de aula, levando em consideração o nível de suporte e as necessidades específicas de cada aluno, conforme avaliação pedagógica realizada pela escola e pela rede de ensino”.
Reclamação
“Sou mãe de uma criança com autismo que estuda na escola Edualdina Damásio. Meu filho precisa de uma auxiliar e até hoje a SEDUC não chamou o profissional. Sabemos que não é por falta de pessoas, porque o processo seletivo foi feito. A gestora da unidade escolar não solicita, mesmo sabendo que as crianças precisam do auxiliar. Será que não chamam esperando os queridos cumprirem interstício e voltarem para a escola? Além do meu filho, existem mais crianças autistas precisando e até agora nada. Quando vamos na SEDUC a resposta é que “a gestora não solicitou”. E a SEDUC vai deixar por isso mesmo? Meu filho e os demais precisam desse suporte”, criticou uma mãe de criança atípica.
Outra mãe ainda acrescentou: “A ausência desse profissional está prejudicando o atendimento adequado aos alunos que necessitam de acompanhamento especializado, comprometendo o direito à educação inclusiva. Solicito que a Secretaria de Educação de Juazeiro e a Ouvidoria do Município de Juazeiro verifiquem a situação e tomem as providências necessárias com urgência”, concluiu.
Redação PNB



