Curso de Medicina da Estácio, em Juazeiro, terá corte de vagas e restrições no Fies após nota baixa no Enamed

0

O curso de Medicina da Faculdade Estácio, em Juazeiro, na região Norte da Bahia, será penalizado com a redução de até 25% no número de vagas, após apresentar desempenho considerado insatisfatório no Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed). A instituição recebeu nota 2, em uma escala que vai até 5, com índice de proficiência entre 40% e 50% dos estudantes.

Além da redução de vagas, a Faculdade Estácio também sofrerá restrições ao acesso a programas federais de financiamento estudantil. A situação gera prejuízos à estudantes que pretendem ingressar no curso de Medicina e dependem de programas de financiamento estudantil para garantir a formação.

Em todo o país, mais de 100 cursos de Medicina obtiveram notas 1 e 2 no Enamed, níveis classificados como insatisfatórios pelo Inep, e terão medidas aplicadas pelo Ministério da Educação. Desses, mais de 50 já foram alvo de sanções após a análise de 351 graduações.

As penalidades incluem, além da redução de vagas, restrições ao Fies e outras medidas proporcionais ao desempenho dos alunos em cada instituição. A iniciativa faz parte de uma política do MEC voltada ao aumento da qualidade da formação médica no Brasil, com foco na melhoria dos indicadores de ensino e na qualificação dos futuros profissionais de saúde.

Redação PNB

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome