Um grupo de ex-funcionários da UPA- Unidade de Pronto Atendimento de Juazeiro, em contato com nossa redação, nesta terça-feira (31), repudiaram a ação da gestão municipal de desligar os servidores da unidade. Segundo relatos, houve uma demissão em massa e os servidores foram substituídos por “profissionais sem nenhuma experiência curricular”.
“Manifestamos nosso repúdio e indignação sobre o que ocorreu hoje na UPA, pois nós éramos funcionários da SESAU, lotados na unidade, e recebemos da senhora superintendente um comunicado de desligamento em massa de todo o quadro de funcionários. A maioria com contratos ainda vigentes, onde a SESAU não quis fazer a transferência para outras repartições e sim nos desligar. Nos dedicamos, trabalhamos com equipes desfalcadas e sobrecarregadas para o Prefeito Andrei Gonçalves e o Secretário de Saúde nos desligar como se fossemos um nada. E ainda para nós substituir por vários profissionais sem nenhuma experiência curricular, deixando a população à mercê. Isso tudo para colocar os apadrinhados de políticos, vereadores”, reagiram.
Nós procuramos a Secretaria Municipal de Saúde de Juazeiro e o órgão informou que “a situação envolvendo o desligamento de servidores da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) está amparada nas disposições contratuais firmadas entre as partes. Conforme previsto na Cláusula Oitava dos contratos em Regime Especial de Direito Administrativo (REDA), a Administração Pública poderá rescindir o vínculo a qualquer tempo, desde que haja justificativa relacionada ao interesse e à necessidade do serviço público, sem que isso gere direito à indenização ao contratado. A Sesau reitera ainda que o pagamento dos profissionais será realizado nesta terça-feira (31).”
Ainda de acordo com a Sesau, após o comunicado de desligamento, alguns profissionais não compareceram ao plantão na unidade.
“A secretaria lamenta, no entanto, que alguns profissionais tenham abandonado seus postos de trabalho após a assinatura contratual, comprometendo a continuidade da assistência e a organização do serviço, durante ainda, o cumprimento do plantão. A Sesau reforça que todas as medidas adotadas seguem os critérios legais e administrativos, com foco na manutenção da assistência à população e na regularidade do funcionamento da rede municipal de saúde”.
Coogestão
A partir desta quarta-feira (1), a UPA será administrada pelo Instituto Nacional de Amparo à Modernização da Gestão Pública (IMODERNIZAR), Organização Social responsável pela gestão compartilhada da unidade. A O.S. realizou um Processo Seletivo Simplificado (PSS) destinado à contratação de profissionais que passarão a atuar na unidade sob o regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
O processo seletivo foi alvo de muitas críticas e reclamações dos candidatos que relataram ao PNB que o certame foi eivado de falhas que comprometeram princípios como os da transparência e isonomia.
Redação PNB



