Secretário de Saúde de Juazeiro acompanha protesto em UBS do CAIC e promete resolver falta de médico na unidade

0

Usuários Unidade Básica de Saúde do CAIC, localizada no bairro Malhada da Areia, em Juazeiro, na região Norte da Bahia, realizaram na manhã desta sexta-feira (10), uma manifestação para cobrar a contratação de um médico para a unidade. Conforme relatos de usuários, a UBS está há quase dois meses sem atendimento por falta de profissional.

Diante das reinvindicações, o Secretário de Saúde, Elder Coutinho, foi até o local onde o protesto estava acontecendo acompanhar de perto as demandas e dialogar com a comunidade. Durante o encontro, o gestor se comprometeu a resolver a situação o mais breve possível.

Reinvindicações

Os usuários destacam que pacientes que necessitam de acompanhamento frequente estão sendo prejudicados pela falta de médico na unidade.

“Tem pessoas que precisam de acompanhamento contínuo, e a gente não pode ficar dependendo de outros postos. Precisamos de um retorno e da disponibilização urgente de um médico para a unidade”, completou.

Outra usuária reforçou que a falta do profissional tem impactado principalmente quem precisa de medicação contínua.

“Eu preciso de receita de remédio controlado e tenho que ir para outro bairro para conseguir. A gente adoece, precisa de médico e não tem. Vai continuar assim até quando?”, questionou.

Outra usuária também relatou problemas de infraestrutura na unidade.

“Estamos há dois meses sem atendimento médico. Além de não ter médico, a UBS não tem água potável. Tem um bebedouro, mas está lá só de enfeite. Também não estão tendo vacinas, pois informaram que a unidade não tem como armazená-las”, disse.

Cogestão

Há 3 meses as UBSs passaram a ser administradas pelo Instituto de Gestão Aplicada – IGA, em regime de cogestão com a Secretaria Municipal de Saúde. Desde então, usuários e profissionais de saúde têm demonstrado insatisfação com a atuação da Organização Social.

Entre as queixas recebidas recorrentemente pelo Portal Preto no Branco estão atrasos salariais e no pagamento do complemento do piso salarial da enfermagem, dificuldades no pagamento de benefícios, ausência de contratos formais e condições de trabalho consideradas precárias. Neste período, aumentou também o número de reclamações de usuários em relação ao atendimento das unidades básicas de saúde do município, inclusive com falta de insumos e de profissionais médicos.

Durante o ato de lançamento do Programa Pro Jua que aconteceu no dia 28 de março, em entrevista exclusiva ao Portal Preto No Branco, o Prefeito Andrei Gonçalves, questionado sobre a atuação do Instituto de Gestão Aplicada (IGA) não descartou a possibilidade de distrato do contrato com a Organização Social.

“Não tenho compromisso com o erro. Se necessário for que a gente faça o destrato com a empresa, a gente vai destratar. Meu compromisso é com o povo de Juazeiro, com o povo que me elegeu para cuidar dessa cidade (…). A gente fez a experiência para que a gente pudesse melhorar o atendimento, para que a gente pudesse avançar nas necessidades de Juazeiro. Se a gente entender que é necessário fazer o destrato e voltar para o modelo anterior, não tenho dificuldade nenhuma de reconhecer que nós precisamos voltar para um outro modelo e tentar, dessa forma, melhorar, corrigir o rumo e fazer com que a cidade avance”, disse o prefeito.

 

Redação PNB

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome