TV São Francisco demite em massa e acaba os jornais locais BATV e Jornal da Manhã

46

(foto: reprodução/TV São Francisco)

A Rede Bahia iniciou um processo de demissão, que atingiu em cheio a TV São Francisco, fundada em Juazeiro em dezembro de 1990.

Em uma reunião que aconteceu na tarde desta segunda-feira (6), a direção da emissora sanfranciscana comunicou a equipe de profissionais, o fim dos dois telejornais locais, o Jornal da Manhã e o BATV.

Quinze profissionais foram desligados, entre repórteres, cinegrafistas, editores, produtores e coordenadores de áreas estratégicas.

Já foram confirmados as demissões da jornalista Priscila Guedes (repórter/apresentadora), Patrícia Laís (repórter), Roberto (coordenação), Siméia Valverde (editora de texto), Ricardo (cedoc), Cláudia Campos (produção), Lucilene Santos (editora de texto), Lara Cavalcanti (produtora executiva), James Araújo (editor de vídeo), Ailton Nery e Sandro Ribeiro (cinegrafistas), Antônio Carlos (editor de vídeo), Fernanda Santos (produtora/estagiária), Patrícia Barbosa (produtora) e Isanna (Opec).

De acordo com informações colhidas pelo PNB, a emissora local apenas irá produzir reportagens para serem exibidas, esporadicamente, na TV Bahia. Já a partir de hoje, não mais será exibida a edição do BATV.

Com sepultamento das produções local, perde o jornalismo regional e baiano, perde a região do São Francisco, que por quase 30 anos contou com a emissora local, que informou, formou opinião, divulgou as potencialidades da região e contribuiu para o desenvolvimento de todo o vale.

Em nota, a afiliada da Rede Globo no estado já havia se pronunciado sobre a demissão de profissionais integrantes das TVs, sites, rádio e jornal impresso, que fazem parte da rede.

Segundo a nota, o grupo de comunicação “está realizando um redesenho no seu portfólio de produtos e na governança das suas empresas” e que “o grupo tem investido na modernização dos processos de trabalho, evoluindo no uso de tecnologias avançadas, o que vem permitindo aumentar a produtividade e manter a segurança operacional”.

As recentes modificações internas são justificadas pelo grupo como motivo principal para que “alguns profissionais finalizem seus ciclos, seja por aposentadoria, para assumirem novos desafios ou por decisão empresarial”.

O PNB se solidariza com os colegas comunicadores e lamenta esta ação desastrosa da empresa, fruto da mão perversa do capital selvagem, que é indiferente aos interesses da sociedade e é desumano com os trabalhadores e trabalhadoras.

Da Redação

46 COMENTÁRIOS

  1. Lamentável, tantos profissionais dedicados e comprometidos com a nossa região, desempregados. Será que não teria outra alternativa? O vale do São Francisco perde e muito, pois as potencialidades da região que eram notícias para o Brasil e outros países, agora adormece à espera de um grito.

  2. SABIAS CONSIDERAÇOES DE SOLIDAROEDADE DO PNB AOS TRABALHADPRRS VITIMAS DO PROCESSO DE DEMISSAO EM MASSA DA EQUIPE TV SAO FRANCISCO (REDE GLOBO).E PARABENS PELA ANALISE CRITICA E FINALIZAÇAO DE GRANDE ESTILO NA SOLIDARIZAÇAO COM OS DEMITIDOS!

    • Kkk e os 13 milhões de Desempregados? E o rombo nas estatais e no BNDS, e o ensino de péssima qualidade, e o número de drogados no país é culpa de quem mesmo? Atualize sobre os problemas braseiros. Por isso tiraram do currículo escolar OSPB. Para que as pessoas ficassem alienadas que nem VC.

    • NÃO TEMOS QUE SUSTENTAR MIDIAS IGUAL A GLOBO LIXO ESGOTO. QUE PAGA SALÁRIOS MILIONARIOS A NOSSAS CUSTAS. ONDE JA SE VIU UM GALVÃO BUENO E OUTROS GANHAR 3,4,5 MILHÕES EM SALÁRIO. É DINHEIRO NOSSO. PARABÉNS PRESIDENTE 2022

  3. Que coisa triste. Passei minha infância/juventude toda assistindo o BATV e agora essa notícia do fim. Estou triste, muito triste.

    • Fato lamentável.
      Ao acordar ligava logo a TV pra ficar antenado no qeu esta acontecendo em nossa região.
      Que Deus abençoe aos que assim como eu engrossam as estatísticas do desemprego.

  4. É uma medida que merece o nosso repúdio.Aos profissionais demitidos,o nosso respeito pelo muito que fizeram pelas informações que chegavam aos telespectadores.

  5. É lamentável. Infelizmente a Rede Globo quer fazer política pra se perpetuar no poder e quer confrontar um governo legítimo eleito pelo povo, além de ir contra a moral e o bom costume familiar.
    Vai pagar muito mais. Enquanto isso, as boas empresas de comunicação vão crescendo.

  6. Que notícia triste, percebe-se o retrocesso na nossa região . Voltando a estaca zero. De quem será a culpa?? Alguém quer calar e isolar nossa Bahia.

  7. Eu lamento pelos os profissionais que são demitidos,mas a globo vem fazendo por onde isso acontecer. A rede Globo com seus programas indecentes e suas reportagens tendenciosas, não podia dar outra coisa. A Globo vem substimando a capacidade de seu público. Eu assisto a globo de carteirinha desde a década de 80 e via na globo respeito e imparcialidade, porém ultimamente ela perdeu os sua conduta. Antigamente raramente a globo cometia um erro em uma reportagem, hoje de propósitos (maldade) desvia a reportagem, quando o prejudicado entra com reclamação, ele vem com aquela história de erro, tudo de propopropósito e daí carregando a sua falência.

  8. É incrível como no nosso país as coisas regridem, cortaram a nossa voz,nos amodarçaram.Entao quer dizer que jornalismo se faz só com recursos tecnológicos? Sabe quem estar nesse exato momento brindando? Os políticos, governantes, as prefeituras nem precisa falar !
    Onde estará a impressa quando um cidadão precisar expor problemas sociais e administrativos? Mais uma vez o povo interiorano foi penalizado por um grupo de idealizadores egocêntricos!

  9. Vejamos a penas dois fatores: A crise tem gerado muitos contrapontos.; A tecnologia é uma ferramenta usada em benefício da humanidade, rezudindo cada vez mais as atividades humanas. É hora de buscar novos horizontes, levando as experiências que, por certo, serão úteis numa nova oportunidade. Parabéns a todos que fizeram o jornalismo com seriedade e respeito para sociedade do Vale do São Francisco.

  10. As emissoras locais que forem afiliadas da Rede Esgoto que se cuidem, a tendência é que muitas no Brasil inteiro feche as portas, ou faz jornalismo sério sem fake news, sem sacanagem na luz do dia, respeitando as famílias, ou vai para o brejo!

  11. Eu quero q a globo se exploda . acabou a mamata com meu dinheiro. Nao sei como tem gente q ainda da ibope para essa carniça chamada globo. Triste por ter essa demissao .

  12. Lamento pelos funcionários demitidos, mas a TV são Francisco passou uma vida dependendo da rede Bahia que manteve a TV local engessada, numa região com mais de 50 municípios de abrangência a TV se limitava a passar apenas reportagens ditadas pela sua matriz.
    Por outro lado a globo passou a vida toda mamando nas tetas do governo agora sente o peso de ter que vender realmente seu produto e ainda em meio a uma crise já estabelecida desde 2014.
    Para os tolos e equinios de plantão esse fato ada tem a ver com o atual governo e sim com as consequências do mercado.
    A record tem crescido e mostrado para que veio.
    Sem falar da péssima programação da globo.

  13. Minha nossa senhora. Eu comecei e fiz carreira na TV São Francisco. Era tal boa, que exportava talentos para Salvador e ainda pagava Participação nos lucros. Agora, vejo brasil à fora, o COMEÇO DO FIM do telejornalismo de TV aberta. A crise apertou, chegou feito um furacão em todo lugar. Me solidarizo com os colegas. Digo: “pode ser o fim do telejornalismo. Jamais será o fim da história de vocês. Façam disso um recomeço importante na vida de vocês”.

    Amorim Neto
    Repórter, por enquanto.

  14. Dirijo-me aqui aos e às colegas. Jornalista não pode usar viseira. Tem obrigação de ver as coisas em seu contexto mais amplo. Assim, é ruim o fechamento de uma emissora, sem dúvida. Por outro lado, não se pode pensar que o investimento do atual governo nesta ou naquela emissora seja no interesse da família e do cidadão comum. Nada leva a se pensar nesta direção. Nós, da Associação Profissão Jornalista, lamentamos o acontecido, pela quantidade de famílias que ficarão em situação mais difícil e também porque é uma voz que se cala. E precisamos de diversidade para nossa sociedade tornar-se mais firme, dentro da democracia. Precisamos, sim, de jornalismo crítico, que confronte o poder e os poderosos, que reconheça as necessidades dos cidadãos. Sem dúvida! Convidamos os colegas e as colegas a se interessarem pela APJor e pelas propostas que temos no rumo de um jornalismo ético e plural, no interesse de grande maioria dos e das brasileiros(as). Não se intimidem diante das dificuldades: somos jornalistas, somos resistentes,. Haveremos de sair da crise melhores do que entramos nela.

  15. Na minha opinião isso só aconteceu porque esses políticos de Juazeiro são uns fracos ,uns incompetentes,é uma pena que Juazeiro só regrida,quero vê até quando o povo de Juazeiro vai contibuar elegendo esses bananas.

  16. SERÁ UMA GRANDE OPORTUNIDADE PARA MEDIR O PRESTÍGIO DA REGIÃO EM RELAÇÃO À ABERTURA DO MERCADO TELEVISIVO LOCAL PARA OUTRAS EMISSORAS E MESMO DE TV FECHADA (ESSE PARECE SER O NOVO PROJETO DA GLOBO).

    QUE VENHAM OUTRAS JANELINHAS!!!

    OU NÃO….

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome