(foto: reprodução)
Para quem mora nos bairros não pavimentados de Juazeiro, no norte da Bahia, o início do período chuvoso, comum nesta época do ano, não é motivo de celebração. É que devido a falta de pavimentação, os moradores são obrigados a conviver com um velho problema e que gera muita dor de cabeça: os alagamentos.
Todo início de ano, a situação em bairros como Sol Nascente, Alto do Alencar, Jardim das Acácias, Monte Castelo, Sol Levante, Terras do Barão, Quidé, Residencial Mairi, dentre outros, se repente: os moradores ficam ilhados, sem condições de transitar pelas ruas, ou até mesmo de sair de casa; veículos são impedidos de circular, pois correm risco de atolar na lama; lixos domésticos ficam acumulados, pois, a depender da situação, o carro da coleta interrompe o serviço temporariamente.
E até mesmo bairros pavimentados, como Alagadiço, Cajueiro, Alto do Cruzeiro e até mesmo no Centro, é possível flagrar diversos pontos de alagamento, tendo em vista que a água da chuva não é escoada. Problemas ocasionados por falta ou falha de infraestrutura adequada, mas também de conscientização, já que muitos bueiros e canais estão poluídos com lixo doméstico.
(foto: divulgação/SESP)
Ações emergenciais
Para tentar minimizar esses efeitos, a Secretaria de Serviços Públicos (SESP) está realizando ações emergenciais em alguns pontos da cidade. Hoje (23), está sendo realizado os serviços de desobstrução das baronesas na Barragem São Geraldo e de limpeza nas manilhas do canal Malhada, próximo aos bairros Alto da Maravilha e João XXIII.
O objetivo, segundo a SESP, é manter livres os cursos d’água e esgoto através da remoção de vegetação aquática, além da retirada de lixo descartado irregularmente nestes corredores e em suas margens. “Todos os canais foram limpos ano passado. Mas, infelizmente encontramos uma quantidade de lixo considerável que são jogados nesses corredores. São pedaços de madeira, pneus, sofás, colchões, capacetes, garrafas pets, cadeiras, lixo doméstico, entre outros materiais. A contribuição do cidadão é fundamental para garantir a durabilidade da limpeza executada”, pontuou o secretário Celso Leal.
Em relação às galerias de águas pluviais, a SESP realizou a limpeza de mais 300 galerias de águas pluviais e segue com limpeza das galerias localizadas nos pontos mais críticos da cidade, sendo eles em toda área central, bairros Novo Encontro e Maringá. Já o setor de parques e jardins está trabalhando na poda de árvores na Rua São Miguel, bairro Santo Antônio e recolhimento de árvores na Rua 03, bairro Coreia, no bairro Vila Tiradentes e na Rua 01, bairro Alto da Maravilha.
A equipe de limpeza está realizando mutirão de limpeza na BR 407 (em cima da banca) e a varrição na área central, nos bairros Santo Antônio, Alto da Maravilha, Alagadiço, Angari, Residenciais Brisa da Serra e Mairi.
Para quaisquer dúvidas ou solicitações dos serviços da SESP, a população deve ligar para o telefone 3612-5411, informando o endereço, demanda e um ponto de referência. A solicitação pode ser feita de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.
Da Redação