“Contaminado, procurei a UBS três vezes e não consegui atendimento”, diz usuário diagnosticado com a covid 19, em Juazeiro

1

(foto arquivo)

No município de Juazeiro, no Norte da Bahia, a primeira porta de entrada para pacientes com suspeita de Covid-19, são as Unidades Básicas de Saúde.

Porém, apesar disso, muitos moradores da cidade estão com dificuldades para conseguir serem notificados e avaliados por profissionais de saúde nas UBS’s da cidade, como relatou um usuário, que preferiu não ser identificado.

“Comecei a apresentar os sintomas da Covid-19, e para ter um resultado mais rápido, já que as vezes, pelo município demora, fiz um teste de farmácia ontem (14) pela manhã e testei positivo. No local, fui orientado a procurar um posto de saúde para ser notificado e avaliado. Então, procurei imediatamente UBS do bairro Angary, na esperança de já ser atendido. Mas lá fui informado que o atendimento para pacientes com Covid-19 naquele dia só era feito no período da tarde. O que eu já vejo como um erro, pois eles não avisam, pelo menos eu não sabia que existia horário específico para pacientes com a doença”, relatou

O usuário informou ainda que mesmo após ter retornado ao local por mais duas vezes e nos horários indicados pela equipe da UBS, não conseguiu ser atendido.

“Quando retornei à unidade me informaram que a profissional havia faltado e que eu deveria retornar hoje. No período da manhã, voltei novamente à unidade e pela terceira vez, não fui atendido, pois disseram que a profissional só atenderia a tarde. Um absurdo. Esse discurso de “testou positivo, fique isolado em casa”, é no mínimo contraditório, pois me fizeram buscar atendimento na UBS por três vezes, com taxa de contaminação alta e podendo transmitir o vírus para outras pessoas”, finalizou.

O PNB encaminhou a reclamação para a Secretaria de Saúde de Juazeiro.

 

Da Redação

 

1 COMENTÁRIO

  1. foi orientado ao mesmo que a profissional estava doente ! A população precisa entender que os médicos e enfermeiros também adoecem ! O mesmo foi apenas um dia na ubs ! Foi orientado a retornar no outro dia e não retornou mais !

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome