
O assistente social Alzyr Brasileiro, em contato com o PNB questionou uma divulgação da Secretaria de Saúde de Petrolina, que informou a vacinação dos “profissionais autônomos e liberais no município”, sem esclarecer a quais categorias de profissionais se refere.
O órgão informou que a partir desta quinta-feira (27), abriu o agendamento para vacinação deste grupo, no entanto, segundo Alzyr Brasileiro, não está claro quais os profissionais que serão contemplados com a vacina.
“Um erro, uma informação confusa. Profissionais liberais podem ser arquitetos, advogados, engenheiros, assistentes sociais, psicólogos, jornalistas, e mais uma gama de outros.
Ele contou ainda que entrou em contato com a Secretaria Municipal de Saúde, mas nem a atendente soube esclarecer a questão.
“Perguntei quais eram as categorias de profissionais autônomos e liberais, a quais profissionais a secretaria se referia e a pessoa que me atendeu, e eu gravei a chamada, disse apenas que eram profissionais de saúde. Questionei o fato dos profissionais de saúde já terem sido vacinados, logo na primeira etapa, e a atendente, perdida, disse que se tratava de pessoas que trabalham em casa, os cuidadores que não estão atuando em empresas formais”.
O Assistente Social voltou a questionar a servidora sobre a inclusão dos cuidadores, já que eles não possuem um conselho de classe, exigência informada pela Secretaria de Saúde para que o profissional tenha direito à vacina.
“Os cuidadores não têm um conselho, como vão comprovar a atividade. Enfim, um erro primário, que beira o amadorismo e confundem a população. A Prefeitura de Petrolina precisa deixar claro o que considera como ‘profissionais autônomos e liberais’, isso precisa ser esclarecido urgente. A servidora da secretaria não soube me responder e desligou o telefone me deixando sem resposta”, sugeriu Alzyr.
Vacinação
De acordo com a Secretaria de Saúde de Petrolina, a vacinação dos profissionais autônomos e liberais no município será realizada também na sexta-feira, sábado e domingo (28, 29 e 30), das 08h às 17h, no pavilhão de aulas da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), no Centro.
No dia da imunização é necessário estar portando documento oficial com foto, cartão SUS ou CPF, comprovante de residência, conselho de classe ativo, imposto de renda de 2019 ou 2020, quem não declara imposto precisar levar a declaração da isenção do IR.
Seguindo recomendação do Ministério da Saúde e do Ministério Público Federal, os profissionais dos estabelecimentos de serviços de interesse à saúde, a exemplo de academias de ginástica, clubes, salão de beleza, clínica de estética, óticas, estúdios de tatuagem e estabelecimentos de saúde animal, não serão contemplados neste momento da fase de vacinação.
Da Redação



