No último dia 9, a Prefeitura de Juazeiro informou que pagaria até o dia 10, a segunda parcela do 13º salário dos servidores municipais.
“Assim, a gestão Suzana Ramos está antecipando o depósito da gratificação salarial que, por lei, é paga até o dia 20 do mês de dezembro de cada ano. Só para o pagamento da segunda parcela do 13º salário, a gestão municipal destinou cerca de R$ 2 milhões. Juntando com o salário deste mês, que será antecipado para o dia 23, antes do Natal, o valor será de cerca de R$ 6 milhões. Lembrando que a Prefeitura já havia efetuado o pagamento da primeira parcela do 13º salário durante o mês de aniversário de cada servidor”.
No entanto, os servidores da saúde estão até hoje, dia 14, sem receber a segunda parcela do décimo, como informaram ao PNB dois profissionais, que pediram para não ser identificados, temendo represálias.
“Esta é a gestão da mentira, da propaganda enganosa. Perderam a credibilidade junto aos servidores e a sociedade. Passam informativos falsos para enganar a população que a gestão vai bem. Gestão fake-news! Anunciaram que iriam pagar a todos os servidores até dia dez e nós, da saúde, não recebemos nada até hoje, 14. Nos programamos e fomos enganados”, criticou uma servidora.
“Nunca houve em Juazeiro uma gestão tão equivocada, sem planejamento, desorganizada e incompetente. Juazeiro não tem sorte. O povo foi enganado com as promessas desta prefeita sem nenhum preparo e mal assessorada. A população está sofrendo as consequências deste erro e nós, servidores também. Estou revoltada mesmo! Me sentindo enganada, pois acreditei e organizei minhas finanças para dia 10. Eles ainda têm o cinismo de divulgar que valorizam o servidor e que a antecipação iria aquecer o comércio. Uma piada de muito mal gosto”, disse, indignado, outro servidor.
O PNB solicitou esclarecimentos a gestão municipal que, em nota, afirmou: “não houve nenhum equívoco quanto ao pagamento da segunda parcela do 13º dos servidores municipais”. Os servidores da SEDUC recebem o salário até o último dia útil de cada mês e já receberam a segunda parcela do 13º.
O órgão também informou que “a folha de pagamento dos servidores da administração é de fonte de recursos próprios do município. Entretanto, como já é de conhecimento dos servidores das Secretarias de Educação e da Saúde, essas pastas recebem repasses financeiros provenientes do Governo Federal, por esse motivo a folha de pagamento salarial dessas secretarias segue cronograma diferenciado dos demais servidores municipais”, e completou: os servidores da SEDUC recebem o salário até o último dia útil de cada mês e já receberam a segunda parcela do 13º. Já os funcionários da SESAU, pelas razões já citadas, o pagamento da segunda parcela do 13º salário deve ser feito até o dia 20 de dezembro, conforme previsão legal e o pagamento do salário de dezembro deve ser realizado até o 5º dia útil do mês subsequente”.
O PNB voltou a questionar a gestão sobre o informativo anterior que garantia o pagamento para os servidores municipais até o último dia 10, sem explicitar exceções. Em resposta, o órgão voltou atrás e admitiu que houve equívoco na informação.
“De fato. Porém, na apuração da primeira matéria faltou essa informação, que só foi passada para a Ascom após a publicação. Mas não há nenhum ato ilegal, até porque, por lei, a segunda parcela do 13° salário obrigatoriamente deve ser pago até o dia 20 de dezembro. A antecipação foi feita para os funcionários cuja a folha é composta com os recursos próprios. No caso da SESAU os recursos financeiros vem diretamente do Ministério da Saúde”, informou a Ascom.
Redação PNB



