SESP-Secretaria de Serviços Públicos de Juazeiro responde reclamações de moradores sobre a falta de coleta de entulhos na cidade

0

 

O PNB vem, de forma recorrente, recebendo reclamações sobre entulhos deixados em ruas de vários bairros de Juazeiro. De acordo com os relatos, os moradores entram em contato com a SESP- Secretaria de Serviços Públicos de Juazeiro, mas não são atendidos.

Somente hoje (16) duas reclamações de bairros distintos chegaram à nossa redação. Uma moradora da Rua J, do Bairro Dom José Rodrigues, criticou a morosidade da Secretaria de Serviços Públicos para recolher um entulho que foi colocado na via. De acordo com ela, desde o dia 26 de janeiro, que entrou em contato com a SESP solicitando a remoção do lixo, mas até o momento não foi atendida.

“Essa é a situação da frente de minha casa. Uma moradora começou a colocar entulho de construção aí e nunca retirou. Reclamei várias vezes, sempre dizia que ia resolver. Porém, nada foi feito. Entrei em contato com a SESP desde o dia 26/01 e até essa data nunca compareceu para retirá-lo”, contou a moradora.

Outra cidadã, moradora do bairro Centenário, também reclamou dos transtornos que vem enfrentando com um entulho e restos de podas que foram colocados pelas equipes da Prefeitura de Juazeiro, em frente a sua casa.

Segundo ela, o entulho foi proveniente de uma obra realizada há mais de um mês na Emei Nailde de Souza Costa.

“Faz mais de um mês que a prefeitura realizou uma obra na creche Emei Nailde de Souza Costa, porém todo o entulho e resto de construção foram jogados no meio da rua e nunca foram recolhidos. O pior é que agora eles resolveram podar as árvores da referida creche e jogar o material da poda em cima da montanha de lixo que eles já haviam criado, aumentando ainda mais o entulho em frente a minha casa. Além da sujeira, depósito de animais peçonhentos e insetos no local, o lixo também está dificultando a entrada do carro na minha garagem, daqui uns dias não consigo mais colocar o carro dentro de casa porque a prefeitura resolveu fazer lixão no meio da rua. Um absurdo! Peço que venham retirar esse lixo da minha porta, pois se fosse qualquer morador que estivesse fazendo isso, já teriam sido multado. A prefeitura deveria dar o exemplo, e não agir dessa forma desrespeitosa com o cidadão e com o meio ambiente como tem feito. Peço providências já!.”

O PNB enviou a reclamação para a Secretaria de Serviços Públicos de Juazeiro.

Em nota, o órgão disse que: “Desde o início da atual gestão, a Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (SEMAURB) vem fazendo um levantamento dos terrenos baldios, com o objetivo de identificar quem são os proprietários para que eles providenciem a retirada da sujeira e o cercamento ou construção de um muro no local. Nas fiscalizações que são realizadas pelo Poder Público Municipal, são encontrados acúmulos volumosos de sujeiras nos referidos terrenos. Quem for flagrado fazendo descarte irregular pode ser multado, de acordo com o Código de Polícia Administrativa, através da Lei Complementar 018/2016. A prefeitura orienta a quem desejar construir ou reformar, deve contratar um contêiner para realizar o descarte. A multa para quem for flagrado descartando entulhos e lixos de forma irregular varia de 0,5 a 10 VRF (Valor de Referência Fiscal) – ou seja, de R$ 69,50 a R$ 1.390,10. Caso o cidadão presencie o descarte irregular de entulho, a denúncia deve ser feita na SEMAURB, na Rua Oscar Ribeiro, s/n, no Centro de Juazeiro. O telefone para contato é o 3612-3590”.

A SESP disse ainda que, “quanto a solicitação da moradora da Rua J, do bairro Dom José Rodrigues, a Secretaria de Serviços Públicos (SESP) enviará uma equipe ao local, o mais breve possível, para fazer o recolhimento”.

Redação PNB

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome