“Pagam ao profissional e não consertam um aparelho”: usuário da UBS do Mandacaru II, em Juazeiro, denuncia falta de atendimento odontológico por falta de um compressor

0

Depois que o comunitário Carlos Augusto, morador do Castelo Branco, em Juazeiro, reclamou que os usuários da Unidade Básica de Saúde do Dom Tomaz, que atende a três bairros da cidade, estão sem atendimento odontológico há mais de um ano, por falta de um equipamento que está quebrado, o PNB tomou conhecimento de situações iguais em outras UBS.

Se na unidade do Dom Tomaz, o aparelho autoclave, que serve para esterilização, está quebrado, na UBS do Mandacaru II, é o compressor. Dois equipamentos necessários ao atendimentos odontológico.

“O problema aqui no Mandacaru II é com o compressor. Um aparelho que custa cerca de 3.000 reais. Menos que o valor que pagam mensalmente a um odontólogo, que, pela falta do aparelho, não está prestando atendimento à população”, revelou um usuário da UBS.

Segundo ele o aparelho está sem funcionar há, pelo menos, 6 meses. Um odontólogo recebe, mensamente, cerca de 4 mil reais, informou a fonte.

“Seis meses que o dentista vem para a UBS, e sem poder atender à população. Paga mais de 4 mil ao profissional e ele fica parado por não ter um aparelho que não custa nem tão caro. A população acha que se trata de um aparelho extremamente caro e atribuem a isso a demora. Mas, na maioria das vezes, trata-se de um compressor, uma autoclave, que não custam a metade do salário pago mensalmente para manter o profissional na UBS sem trabalhar. Eu estranho o fato dos próprios dentistas não denunciaram este descaso. Esta reclamação deveria partir deles também, que estão impedidos de realizarem seus serviços, por pura falta de compromisso com a saúde pública. Parece até que estão gostando de ficar no posto, sem trabalhar. É cômodo, mas estão sendo coniventes com este descaso”, analisou o morador, que pediu para não ser identificado.

Em resposta a reclamação do usuário da UBS do Dom Tomaz, a Secretaria de Saúde de Juazeiro, procurada por nossa redação, informou que “já está adquirindo o equipamento e deverá encaminhar à unidade até a próxima semana”.

Estamos encaminhando também o relato do morador da comunidade Mandacaru II para a Sesau.

Falta de autoclave na UBS do Dom Tomaz

De acordo com Carlos Augusto, morador do Castelo Branco, tem dentista na UBS, mas o profissional depende do aparelho autoclave, que está quebrado.

“Quero aqui externar não só a minha indignação, como também da população dos bairros Castelo Branco, Dom Tomaz e Tancredo Neves, no que diz respeito à falta de atendimento odontológico da UBS Dom Tomaz, que fica em frente ao Batalhão da Polícia Militar. O dentista está sem atender os pacientes dos referidos bairros, porque há mais de um ano o aparelho de esterilização auto clave encontra-se quebrado. A população vem sofrendo sem o atendimento, um verdadeiro descaso. Pedimos providências por parte da Secretaria de Saúde de Juazeiro”, reivindicou Carlos Augusto.

Outra moradora do Tancredo Neves, também fez a mesma reclamação, e criticou: “Falta de gestão e muita responsabilidade. Como podem deixar comunidades de 3 bairros sem o serviço odontológico porque um aparelho está quebrado? E isso há mais de um ano? Não sabem o que é um dor de dente? Tenho um filho que iniciou um tratamento e há um ano está esperando o conserto deste aparelho. Vou sugerir aos vizinhos para fazermos uma vaquinha e consertar ou comprar outro, porque já esperamos demais”, relatou a dona de casa, que não quis ser identificada.

 

Redação PNB

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome