Luiz Vicente Berti presta contas do trabalho realizado no Consórcio Sustentável Território do São Francisco

0

O Prefeito de Sobradinho, Luiz Vicente Berti, encerrou no dia de ontem (10) o seu segundo mandato como Presidente do Consórcio Sustentável Território do São Francisco. A entidade agora tem como Presidente o Prefeito de Canudos Genário Rabelo e como Vice-Presidente Wilker Torres, de Casa Nova, eleitos por aclamação na tarde de terça-feira(10).

Durante entrevista no Programa Palavra de Mulher- Rádio Cidade na manhã de hoje (11), Luiz Vicente fez um balanço das duas gestões, prestando contas do trabalho realizado. O gestor agradeceu a confiança do seus pares e afirmou que o apoio recebido foi fundamental para o fortalecimento do CONSTESF. “Me sinto honrado em ter presidido o Consórcio e ter recebido a confiança dos prefeitos da região. Saio com o sentimento de missão cumprida e convicto de que o sistema de consórcio é imprescindível para que os municípios ganhem força e possam lograr êxito nas conquistas de demandas comuns. Compartilhamos as mesmas dificuldades e necessidades e com a união de todos fica mais fácil gerenciarmos crises e avançarmos nas nossas pautas”, afirmou o gestor.

O CONSTESF, sob o comando de Luiz Vicente, firmou diversos convênios importantes que contemplaram os 10 municípios que integram a entidade, a exemplo de projetos nas áreas de regularização fundiária, abastecimento de água, tecnologias de convivência com a seca e recuperação de estradas.

“Quando assumimos o consórcio a sua ação no território era tímida, em termos de desenvolvimento regional. Conseguimos implantar ações nos dez municípios, alcançando o território. Isso foi um grande avanço e demonstra que o consórcio tem esse papel maior. O nosso consórcio está entre os maiores do Estado da Bahia. Estamos no mesmo patamar do consórcio Portal do Sertão, que é o de Feira de Santana e do consórcio de Serrinha. Nosso território do Sertão de São Francisco apresenta muitas dificuldades, também por conta de ser muito extenso. Ainda sofremos com falta de água, falta de energia em determinadas localidades, mas por outro lado somos filhos do rio São Francisco, que permite o desenvolvimento regional. Neste momento de reestruturação política do país, precisamos de união e força para construir um modelo de desenvolvimento do território e a melhoria da qualidade de vida das famílias, sobretudo as mais humildes”, declarou o ex presidente do consórcio.

Luiz Vicente também agradeceu a equipe de funcionários e técnicos e elencou as máquinas e equipamentos que estão sob poder do consórcio, fruto de convênios com órgãos estaduais, a exemplo do extinto Derba e que estão a disposição dos municípios para suas ações de infraestrutura. ” Esse maquinário foi de grande utilidade para a recuperação de estradas, construção de canais de aproximação, no auge da crise hídrica. O uso compartilhado foi um ganho para todos os municípios”, disse.

Luiz Vicente surpreendeu com a informação de que entrega a entidade com recursos em caixa. “Como presidente deste consórcio, pude deixar um legado de muito trabalho, de muito esforço. Estamos deixando recursos nas contas do consórcio de aproximadamente um milhão de reais, o que vai possibilitar a continuidade das ações de desenvolvimento territorial. Estamos entregando convênios assinados com vários órgãos e convênios assinados para aquisição de equipamentos junto ao Governo do Estado, ao Derba, a CAR”, relatou Luiz Vicente.

Na entrevista, ele também falou de outras causas municipalistas como: repactuação e desigualdades tributárias ” Essa divisão deve ser mais justa. A receita tributária fica concentrada nos Governos Federal e Estadual e o municípios são sacrificados”, revelou Berti, que concluiu falando dos seus planos futuros ” Agora vamos nos dedicar exclusivamente ao povo de Sobradinho, que me deu a oportunidade de poder ser melhor e fazer aquilo não foi possível fazer”, finalizou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome