Profissionais classificados no concurso público cobram convocação da Secretaria de Educação de Juazeiro; órgão responde

0

Profissionais classificado no concurso realizado pela Secretaria de Educação de Juazeiro, realizado em dezembro de 2021, continuam cobrando da gestão municipal que convoque os professores do cadastro reserva, ao invés de priorizar os contratos temporários, como vem acontecendo, segundo eles.

Em depoimentos deixados no site e nas redes sociais do PNB, eles reclamam da situação e cobram providências. Veja alguns:

“Estamos aguardando e de olhos bem abertos! Nós do cadastro de reserva sabemos dos nossos direitos e estamos pedindo apenas que os mesmos sejam garantidos!”

“Aguardando uma posição direta e justa da gestão Municipal, nós do cadastro reserva sabemos que quando há contratos com a existência do cadastro reserva, precisa convocar e esgotar todos e só assim continuar com contrato”.

“Nós estamos no aguardo, e nâo adianta publicar nota dizendo para ficarmos atentos ao Diário Oficial, pois se estamos reclamando é pq estamos acompanhando no mesmo as listas de convocados para contrato. Injustiça!”

“Nós fomos aprovados, já apresentamos os títulos e aguardamos a convocação. Quando convocam contratados, nossa expectativa torna-se direito subjetivo. Não somos contra os contratos, desde que aconteçam após a nossa convocação”.

Na última quinta-feira (09), outro professor já havia contado a convocação dos profissionais do cadastro reserva.

“Sou um dos professores classificados no concurso público para professor de Juazeiro-Bahia, estou na reserva deste concurso, esperando uma oportunidade para se efetivar. Sei que a lei diz que o cadastro de reserva é mera expectativa mas, quando há prioridade em convocar contrato temporário ao invés da reserva do concurso, então, a mera expectativa vira direito subjetivo. A prefeitura municipal de Juazeiro insiste em convocar temporários mesmo após, a realização deste certame”, avaliou o professor.

O profissional questionou ainda a atuação dos órgãos de controle e a Justiça, e pediu esclarecimentos à Prefeitura de Juazeiro, ressaltando que “queremos esclarecimentos concretos da secretaria de Educação de Juazeiro e não respostas fictícias ou inverídicas”.

“Cadê as leis deste país, cadê o Ministério Público que ordenou que a justiça obrigasse a prefeitura fazer concurso público para professor, cadê a justiça? Nós, professores classificados no cadastro de reserva do concurso público para professor, estamos sendo lesados. Nós que trabalhamos em sala de aula, ouvimos os colegas falarem do aumento de carga horária de alguns profissionais contratados e cadê o nosso direito de ser efetivado? Queremos uma justificativa concreta da prefeitura, por acaso estão usando de má-fé? Cadê a transparência no diário oficial do município? Cadê a lista de quem tomou posse no diário oficial com número de matrícula. Cadê a convocação das pessoas que deveriam ter sido convocadas pois, alguns pediram final de fila ou não assumiram. Queremos esclarecimentos concretos da secretaria de Educação de Juazeiro e não respostas fictícias ou inverídicas”, cobrou.

O PNB encaminhou as reclamações para a Secretaria de Educação e Juventude de Juazeiro. Em resposta, a Seduc informou que “as convocações do concurso público para professor da rede municipal de ensino estão sendo realizadas, e destaca a importância dos candidatos estarem atentos as publicações no Diário Oficial do Município (Doem).
A Seduc ressalta ainda que não há qualquer tipo de relação causal entre as convocações do Processos Seletivo Simplificado e concurso público, pois possuem naturezas diferentes”.

 

Redação PNB

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome