Morador alerta para precariedade do sistema de esgoto de uma unidade hospitalar, no centro de Juazeiro, exposto em via pública

0

Um morador da rua Marechal Deodoro da Fonseca, centro de Juazeiro, enviou ao PNB sua preocupação com a precariedade do sistema externo de esgoto do hospital Promatre que fica exposto na via pública. De acordo com a imagem enviada pelo morador, a instalação está semi-exposta, com a tubulação no meio da calçada.

Ele alerta para o risco de acidentes e reclama que a barreira atenta contra a acessibilidade.

“Isso está totalmente errado. A tubulação está evidente, para fora. O correto seria ela ficar para dentro, com uma cobertura de alvenaria. Alguém pode passar, tropeçar, cair e se machucar. É um perigo. Além disso, a tampa da caixa e parte do meio feio da calçada estão quebrados, precisando de manutenção”, relataram.

O morador questiona ainda os possíveis riscos de contaminação, já que se trata do esgotamento sanitário de uma unidade hospitalar.

“Não sabemos se essa tubulação é do esgoto hospitalar ou da cozinha, do banheiro do hospital. Mas de qualquer forma, são resíduos de um hospital e querendo ou não, mesmo que seja da cozinha e do banheiro, com certeza há bactérias, vírus, protozoários e todos os agentes etiológicos que tem dentro de um hospital, e vão estar ali. Essa tubulação tem que ser verificada pelo SAAE ou pela direção do hospital, que já deveriam ter conhecimento da situação e não tomaram nenhuma providência”, acrescentaram.

O PNB encaminhou a reclamação para o Serviço de Água e Saneamento Ambiental de Juazeiro. O órgão informou apenas que está adotando as providências necessárias.

A função das instalações hidrossanitárias

Os principais focos são captar, armazenar e distribuir toda a água potável para os pontos em que será utilizada no edifício. Depois de realizar esse passo, ela encaminha toda a água para as estações de tratamento de água e sistema de esgoto públicos.

Redação PNB

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome