“Não fomos avisados”: cirurgia de adolescente marcada para hoje (11), pela Sesau de Juazeiro, é cancelada por falta de pagamento ao Hospital São Lucas

0

Sofrendo com dores causadas por cálculos na vesícula, a adolescente Flávia Gabriely de Lemos, de 14 anos, moradora do município de Juazeiro, no Norte da Bahia, se preparou para finalmente realizar nesta quinta-feira (11) o procedimento cirúrgico, tão aguardado, no Hospital São Lucas, instituição contratada pela Secretaria Municipal de Saúde.

Porém, apesar de ter cumprido todos os protocolos do pré-operatório exigidos, e da gravidade do caso, a adolescente que reside no distrito de Maniçoba, zona rural, chegou a unidade às 7h de hoje, junto com os pais, e foi surpreendida com a informação de que a cirugia havia sido desmarcada pela Sesau, sem aviso prévio.

Ao PNB, o pai da paciente, Fábio Cosmo Lemos, reclamou da situação.

“Já tem mais de um ano que minha filha vem sentindo essas crises e quando ela fez o exame, descobrimos que era cálculos na vesícula. Há dois meses, o quadro dela piorou e as dores vem aumentando e estão mais frequentes. Quase todos os dias ela sente muitas dores, tem vômitos e até desmaios. Ela passou por um médico em um mutirão de saúde que aconteceu aqui em Juazeiro e o médico colocou ela como prioridade para a cirurgia, pois a situação poderia se agravar ainda mais. Depois que o procedimento foi agendado, foram feitos todos os procedimentos. Inclusive, minha filha e minha esposa, que seria a acompanhante, fizeram ontem o teste de Covid-19. Nos preparamos mentalmente e fisicamente para a cirugia. Mas quando a gente chegou hoje no hospital, recebemos a informação de que a cirurgia da minha filha tinha sido desmarcada, e o motivo não foi repassado”, conta Fábio.

O pai da paciente informou ainda que já procurou a Sesau e registrou a reclamação na ouvidoria do órgão.

“Fui atrás de informação na Secretaria da Saúde e passei na ouvidoria, onde relatei meu problema. Eu quero justamente uma informação para saber o motivo desse cancelamento da cirurgia de minha filha. Lá me disseram que a equipe médica, responsável pela cirurgia, havia faltado. Mas não fui informado pela equipe o motivo e nem fui avisado antes. Isso é uma falta de respeito muito grande. Minha filha está em jejum, a gente fez todo o procedimento e não é fácil para um pai que mora no interior, como eu, que moro em Maniçoba, está se deslocado aqui para a sede várias vezes, com a filha chorando com dores. Ficamos sabendo de terceiros, que as cirurgias estão sendo canceladas por falta de pagamento dos funcionários. Isso é um absurdo, pois quem paga é a população”, acresentou.

O PNB já encaminhou a reclamação para a Sesau. Até o momento não obtivemos respostas.

Nessa quarta-feira (10), o PNB já havia alertado sobre a suspensão das cirurgias realizadas pelo Hospital São Lucas, em Juazeiro.

“Nós usuários é que ficamos prejudicados com esta desorganização financeira. Fui ao hospital e lá disseram que as cirurgias estavam suspensas até que a situação se resolva. Não adianta inaugurar novos serviços e não cumprir com os que já existem”, criticou uma usuária que não quis ser identificada.

Nós procuramos a direção do Hospital, mas não recebemos nenhuma resposta dos responsáveis.

A Secretaria de Saúde de Juazeiro confirmou a suspensão dos procedimentos e disse ao PNB, que “as notas fiscais de prestação de serviço passam por um trâmite até a finalização do pagamento. A Sesau já está resolvendo a situação junto ao hospital prestador, afim de retorno imediato dos procedimentos”.

Ainda de acordo com informações que chegaram à nossa redação, está havendo atraso também no pagamento dos funcionários que prestam serviço à Sesau, e alguns já ameaçam parar o serviço. Um profissional de fisioterapia relatou um atraso de 6 meses no pagamento.

Sobre a situação dos profissionais em fisioterapia, a assessoria de comunicação da Secretaria de Saúde afirmou que “os serviços de fisioterapia credenciados estão ocorrendo normalmente”.

O órgão disse ainda que “todos os fisioterapeutas que entregaram as guias de prestação de serviço estão no processo normal de pagamento”.

A Ascom, no entanto, não deixou claro se há atrasos e nem deu uma previsão de pagamento aos profissionais.

Redação PNB

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome