Usuários da UBS do CAIC, em Juazeiro, dizem que estão há cinco meses sem conseguir agendar consultas e exames por falta de profissional capacitado na unidade; SESAU se manifesta

0

Usuários da Unidade Básica de Saúde Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Malhada da Areia, que funciona  no Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (CAIC) do município de Juazeiro, no Norte da Bahia, entraram em contato com o Portal Preto no Branco, para reclamar que estão há meses sem conseguir agendar exames e consultas com especialistas.

De acordo com eles, a profissional responsável pelo serviço na UBS, não foi devidamente capacitada.

“Na UBS CAIC tem mais de 5 meses que não marca consulta e exames com especialistas, porque a recepcionista não sabe fazer o serviço. Ela não aprendeu a entrar no sistema. Foi uma vez para o treinamento e disse que não fez porque não tinha computador. Mas ela já disse para algumas pessoas da comunidade que não sabe fazer o agendamento e nem vai aprender”, contou uma usuária.

Ainda de acordo com a reclamação, a Secretaria de Saúde tem conhecimento da situação, mas até o momento nenhuma providência foi adotada.

“A equipe da Sesau sabe o que está acontecendo e nada faz. Nós usuários precisamos ir até a Secretaria para tentar fazer o agendamento. Mas lá não marca para qualquer pessoa não,  só para pacientes com suspeita ou que já esteja em tratamento de oncológico, idosos acima de 80 anos e TFD ( Tratamento Fora do Domicílio). É muito triste ver uma comunidade inteira tão prejudicada desse jeito”, acrescentaram.

O PNB encaminhou a reclamação para a Sesau. O órgão informou apenas que “as guias dessa unidade estão sendo marcadas pela equipe na Secretaria de Saúde de Juazeiro, não havendo deste modo prejuízos para os pacientes”.

 

 

Redação PNB

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome