A lei 14.434/2022, sancionada em agosto deste ano, estabelece o piso nacional da Enfermagem em todo o território nacional. De acordo com o texto promulgado, a remuneração mínima de enfermeiros deverá ser fixada em R$ 4.750,00, 70% deste valor para técnicos e 50%, para auxiliares e parteiras.
Nesta quinta-feira (01), fomos procurados por funcionários do Hospital Regional de Juazeiro, no Norte da Bahia. De acordo com eles, o pagamento em folha mensal deste mês de setembro, será feito com o valor defasado.
“Sou técnico em enfermagem e trabalho no Hospital Regional de Juazeiro e queria fazer uma questionamento. Como pode ser observado na nossa previsão de pagamento, que deve ser feito na próxima terça-feira (01), o nosso salário ainda não foi atualizado conforme lei o valor do piso. Quando os salários começaram a ser pagos com o reajuste?”, questionou.
O profissional ressaltou ainda que a Organização Social OSID- Obras Sociais Irmã Dulce é unidade filantrópica, e por isso, o reajuste deveria ser feito já a partir deste mês de setembro.
“Trabalhamos sob regime de CLT. Por tanto, tem que pagar agora por lei.”, acrescentou.
O PNB já encaminhou o questionamento para a Secretaria de Saúde do Estado. O órgão informou apenas que “o HRJ é gerido pela Organização Social OSID- Obras Sociais Irmã Dulce”.
Encaminhamos a reclamação para o HRJ e a instituição disse que “não responderá”, sobre o assunto e ressaltou que o “questionamento deve ser repassado à Sesab”.
Redação PNB



