IDEB dos anos iniciais do ensino fundamental da rede municipal de ensino de Juazeiro caiu em 2021

0

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica foi divulgado pelo Governo Federal nessa quinta-feira (17).  O indicador foi criado para medir a qualidade do ensino nas escolas públicas brasileiras.

De acordo com os dados,  em Juazeiro, no Norte da Bahia, o IDEB dos anos iniciais (1º ao 5º ano) do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino caiu para 5,1 em 2021. Em 2019, o índice era de 5,7.

“Pela primeira vez após mais de dez anos de evolução, a Rede Municipal de Ensino Juazeiro não tem motivos para comemorar a divulgação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. O indicador vinha em constante evolução desde o ano de 2007 e, em 2019, atingiu o seu patamar mais elevado, fazendo com que Juazeiro se tornasse o melhor resultado entre todos os municípios acima de 100 mil habitantes no estado da Bahia”, lamentou um educador em contato com o PNB.

Ainda de acordo com os dados, nos anos finais (6º ao 9º ano) do Ensino Fundamental ,  as escolas municipais evoluíram de 4,2, em 2019, para 4,5, em 2021.

“O resultado, porém, é considerado ruim porque as redes públicas adotaram aprovação automática em razão da pandemia. O indicador da aprovação compõe o cálculo do IDEB”, acrescentou o educador.

Em termos de comparação, as escolas estaduais de Juazeiro evoluíram de 3,5, no ano de 2019, para 4,7, em 2021, também ajudadas pela não reprovação dos alunos. Especialistas apontam que os prejuízos da pandemia serão sentidos por muitos anos na educação.

Os dados podem ser acessados no site https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/pesquisas-estatisticas-e-indicadores/ideb/resultados.

Redação PNB

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome