Moradores do Antônio Guilhermino presenciam um fenômeno incomum na região e se assustam

0

Um vídeo publicado nas redes sociais, está chamando a atenção dos internautas, em Juazeiro. Nas imagens, um redemoinho de areia assusta os que presenciam a cena. De acordo com as informações dos internautas, o fato aconteceu nesta quinta-feira (26),  no bairro Antônio Guilhermino em Juazeiro-BA.

Ainda de acordo com as informações, o fenômeno ocorreu por volta das 14h, em um terreno descampado que fica ao lado de uma quadra poliesportiva do bairro. A passagem do redemoinho não teria causado prejuízos materiais para os moradores.

A leitora do Portal Preto no Branco, Fabiana Silva, relatou que também viu um redemoinho muito forte no bairro Tancredo Neves, no período da manhã. “Ontem quando eu fui trabalhar, por volta de 7h da manhã, eu vi um redemoinho muito forte, próximo ao posto de gasolina do mercado do produtor, logo após o contorno. Era muito parecido com o do vídeo, o formato que ele tinha era o mesmo”, relatou Fabiana.

Os redemoinhos são ventos em espiral formados pela convecção do ar, em dias quentes, sem ventos e de muito sol. Eles ocorrem quando o solo se aquece em determinado ponto, transferindo esse calor à porção de ar que está parada logo acima dele. Quando atinge uma determinada temperatura, esse ar sofre rápida elevação, subindo em espiral e cria um mini centro de baixa pressão. Devido ao princípio da conservação do momento angular esse redemoinho ganha velocidade e acaba levantando a poeira do solo, fazendo com que um funil de ‘sujeira’ seja visível. Ele pode apresentar desde alguns centímetros até muitos metros de altura.

Há também outro tipo de redemoinho,por exemplo, quando o solo se aquece em determinado ponto e o vento fraco vindo de uma direção se encontra com a corrente de ar quente acima do ponto super aquecido esse vento tende a ganhar velocidade,girar e empurrar o “turbilhão” para a direção que ele estaria.Também há os redemoinhos mais comuns que se formam quando a corrente de vento é parada por uma “parede” de canto criando uma corrente ascendente de vento giratória.

Veja o vídeo:

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome