“Está ao Deus dará”: Juazeirense chama atenção para os “Desmazelos” com a Praça da Bandeira e cobra ação do poder público

1

 

A juazeirense Suely Almeida, Serventuária da Justiça de Pernambuco, num desabafo intitulado “Desmazelos”, publicado em sua rede social, relatou as condições da Praça da Bandeira, centro de Juazeiro, onde mora há anos. A praça foi recentemente reformada, mas a ausência do poder público no local é notada pelos moradores da cidade, em diversos aspectos.

“Fiquei feliz quando a Praça da Bandeira, no centro de Juazeiro-BA, foi reformada e entregue à população em 2022, pela Prefeitura Municipal. Há décadas ela estava completamente abandonada pelo poder público e a sua recuperação foi motivo de orgulho para os juazeirenses. Mas o que tenho visto é, ou por falta de zelo ou pela ausência de uma boa administração, a preservação do patrimônio público, que é custeado com o nosso dinheiro, está ao ‘Deus dará’. Que situação lastimável!” avaliou Suely Almeida.

Ela chamou atenção para a falta de assistência às pessoas em situação de rua que ocupam o espaço e questionou o órgão responsável.

“Pessoas em situação de rua, que necessitam de políticas públicas que venham ampará-los, voltaram à Praça para fazer morada. Sem qualquer condição sanitária, realizam as suas necessidades a céu aberto, onde colocam os seus colchões e fazem das plantas uma espécie de varal. Penso no trabalho que têm os comerciantes do Beco do Museu, que tem suas lojas muito bem cuidadas e até mesmo lanchonete em funcionamento, conviverem com a sujeira e a fedentina produzida no período noturno. Essas mazelas precisam ser denunciadas para que se tomem providências urgente. Aprendi que administração é a arte de criar os caminhos que levam a humanidade à excelência de suas realizações. Neste sentido, o que a Secretaria de Desenvolvimento Social – SEDES tem feito? O Centro de Acolhimento POP ainda funciona? Onde está a equipe multidisciplinar que tinha um trabalho integrado para abordar as pessoas em situação de rua, com excelentes resultados? O que se vê ultimamente é a troca constante de secretários, enquanto a população vai ficando desassistida em vários setores”, questionou a servidora pública.

Como boa juazeirense, Suely Almeida finalizou seu desabado em forma de poesia, parafraseando a crítica social de Gilberto Gil.

“O que se espera de uma administração pública é que ela tenha responsabilidade e pulso para resolver os problemas que surgem no decorrer de sua gestão. Como bem compôs e cantou Gilberto Gil: “Nos barracos da cidade ninguém mais tem ilusão no poder da autoridade de tomar a decisão. E o poder da autoridade se pode, não faz questão. Se faz questão, não consegue enfrentar o tubarão…”, concluiu.

Nós pedimos autorização de Suely Almeida para publicar suas considerações e estamos encaminhando para a gestão municipal.

Redação PNB

 

1 COMENTÁRIO

  1. Bem colocado essa situação.sibele reforce isso no programa muitos juazeirense incomodados com esse fato.tava me sentindo constrangida de falar sobre isso com receio de ofender aos moradores de rua.mas relocar Los para um lugar digno é o melhor a fazer

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome