Familiares da paciente Rosa Maria de Souza Santos, 42 anos e grávida de 5 meses, procuraram a redação do PNB, para relatar as dificuldades que estão encontrando para realizar um exame e conseguirem uma regulação para a mulher.
Rosa Maria está internada no Hospital Materno Infantil de Juazeiro, Norte da Bahia, há 12 dias. Ela deu entrada na instituição, após apresentar episódios de vômito com sangue.
“Desde o último dia 8 de março que ela está internada precisando de um exame de endoscopia para saber a causa do problema. O médico informou que lá não tem este exame. O estado de saúde dela tem piorado. Em um dia já tomou duas bolsas de sangue.
A paciente está na fila da regulação e a família reclama da demora e da falta de informações sobre a previsão de transferência.
“Ninguém nos dá nenhuma previsão. Ela precisa ser transferida com urgência para outro hospital. Estamos aflitos e precisamos de ajuda dos órgãos competentes. Imploramos por uma solução”, finalizou uma tia de Rosa Maria.
Estamos enviando para a Secretaria Municipal de Saúde um pedido de resposta sobre o caso. A Sesau informou que “a paciente segue na Maternidade sendo assistida pela equipe, mas que a inseriu no sistema de regulação da CRIL ( Central de Regulação Interestadual de Leitos), sendo atualizado diariamente seu quadro, aguardando vaga para uma unidade referência para gestante e aparelho digestivo.
Sobre o exame que Rosa Maria necessita, o órgão disse que “por ser um caso delicado e ela poder necessitar de um assistência especializada, é melhor já realizar na unidade de referência”.
Entramos em contato também com CRIL- Central de Regulação Interestadual de Leitos. A Central informou que a paciente será transferida para o Hospital Regional para fazer o exame de endoscopia.
Redação PNB



