Com apenas 1 mês de vida, o menino Davy Miguel Monteiro dos Santos já está enfrentando uma batalha para viver. Com diagnóstico de bronquiolite, ele está internado há cinco dias na Unidade Pediátrica do município de Juazeiro, no Norte da Bahia, aguardando uma regulação para um leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
Em contato com o Portal Preto no Branco a mãe do bebê, Ingrid Lopes dos Santos, falou nesta sexta-feira (09) sobre a angústia e o desespero da espera por uma vaga em uma unidade hospitalar que tenha o suporte necessário para a criança.
“Meu filho deu entrada no Hospital da Criança na noite de segunda-feira (05), já com parada respiratória. Ele foi intubado e desde então está precisando de uma regulação para um leito de UTI, mas não tem vaga. Na terça-feira (06), me disseram que a regulação dele tinha saído para o município de Araripina-PE. Estava tudo certo para ele ser transferido às 17 horas da quarta-feira (07), mas às 16 horas, faltando apenas uma hora para a transferência, fui informada que ele não iria mais, pois a vaga era para outra criança. Estou desesperada pois meu filho está em uma situação grave, com bronquiolite e já teve cinco paradas respiratórias”, relatou a mãe.
Encaminhamos a situação para a Secretaria Municipal de Saúde, responsável pela gestão da UPED, e também para a Secretaria de Saúde do Estado, responsável pela regulação, em busca de esclarecimentos. Estamos no aguardo das respostas.
Redação PNB