O Juazeirense Manoel Luiz dos Santos Neto, filho do vereador de Juazeiro, Amadeus Santos, está entre os presos da operação ‘Astreia’, deflagrada na manhã desta terça-feira (20). De acordo com a Polícia Federal, ele é o líder de uma facção criminosa especializada em tráfico de drogas para os estados da Bahia e Pernambuco. Ele também é acusado de ser responsável por homicídios.
Manoel Luiz foi preso em Aracaju/SE, onde estava residindo e de onde comandava o grupo criminoso, segundo a PF. Ainda de acordo com a PF, as investigações revelaram a atuação de um grupo criminoso com uma série de delitos, dentre eles, tráfico de drogas, armas e homicídios, aumentando significativamente a violência local.
Ao todo, foram cumpridos 09 (nove) mandados de prisão temporária e 12 (doze) Mandados de Busca e Apreensão, nos Estados da Bahia, Pernambuco e Sergipe. Foi deferido, ainda, o sequestro de bens e bloqueio de valores de 08 (oito) investigados.
“As investigações continuarão na tentativa de elucidar a real amplitude da suposta organização criminosa, bem como identificar outros integrantes”, informou a PF.
Os investigados responderão pelos crimes de organização criminosa, tráfico de drogas e lavagem de dinheiro, cujas as penas somadas pode chegar a 33 anos de reclusão. Caso seja comprovado homicídio, a pena é de 12 a 30 anos.
Prisão em junho de 2022
Manoel Luiz dos Santos Neto já havia sido detido em junho do ano passado, durante sua festa de aniversário, “a revoada do Manoel”, que acontecia em uma casa de festa de Juazeiro. No momento da prisão, Manuel estava com uma pistola 380 e 18 munições intactas, ainda segunda a polícia.
De acordo com informações da 17ª Coorpin, na festa “Revoada do Manuel” havia a presença de muitas pessoas, e o evento do homenageado também trazia os temas “Galera da Handa” e “Festa do Pó”, com participação de atrações musicais conhecidas, como a Banda Lá Fúria.
Após ficar menos de uma semana preso, o investigado foi liberado, pela Justiça, após pagar uma fiança de 10 salários mínimos, o equivalente a pouco mais de 12 mil reais.