Superlotação no Hospital Universitário de Petrolina neste domingo (23) preocupa: “A cena é triste”; taxa de ocupação é de 148%”

0

 

De acordo com informações que chegaram ao PNB neste domingo (23), o Hospital Universitário, em Petrolina está superlotado. Dezenas de pacientes aguardam no corredor da instituição hospitalar por leitos e atendimento.

Uma acompanhante de um paciente internado no hospital informou ainda que a sala vermelha também está superlotada.

“Incontável o número de pacientes aqui no hospital. Quase uns 100 aguardam no corredor. Soubemos que na sala vermelha não tem quem entre. O Hospital Universitário de Petrolina ultrapassa todas as capacidades. Superlotado em todos os lugares. Soubemos que estão pedindo até mais pessoal porque os que têm não estão dando conta,” disse a familiar, concluindo: ” A cena é triste. As autoridades de saúde da região precisam se mobilizar, pois a população pede socorro”, finalizou.

Nós entramos em contato com a Assessoria de Comunicação do HU da Univasf que confirmou a informação.

Em nota enviada ao PNB, o HU informou que “na manhã deste domingo (23), o hospital registrou uma taxa de ocupação de 148%”.

Confira nota na íntegra:

“O Hospital Universitário da Univasf segue enfrentando uma crônica situação de superlotação, com uma ocupação que tem se mantido entre 130% e 140% da sua capacidade máxima.

Na manhã deste domingo (23), o hospital registrou uma taxa de ocupação de 148%. Com vistas à agilidade na tomada de decisões estratégicas para maior rotatividade dos leitos, os profissionais do HU-Univasf adotam o Plano de Capacidade Plena (PCP), com o objetivo de definir os níveis de superlotação da Emergência do hospital, a partir da capacidade instalada e encaminhar as ações para as diferentes áreas envolvidas no processo. Com isso, as equipes mobilizam-se no intuito de prestar os cuidados no menor tempo possível para os pacientes admitidos.

Ressalte-se que o HU-Univasf é um hospital considerado de porta aberta, admitindo diariamente novas urgências de média e alta complexidade que terminam por manter sempre a capacidade operacional acima do limite esperado. Cotidianamente esforços são empreendidos no sentido de alcançar, junto à rede de saúde, soluções que aprimorarem os serviços prestados à população.

Contratações

No último dia 20 de julho, o Hospital Universitário da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf/Ebserh- empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, anunciou que  recebeu autorização para convocar 111 (cento e onze) novos profissionais em diferentes áreas de atuação.

“As novas vagas começaram a ser disponibilizadas desde o primeiro semestre e vão aprimorar diversos serviços, a exemplo do Bloco Cirúrgico, Unidade de Terapia Intensiva (UTI), Emergência e administração. Em abril, foram autorizadas 15 vagas, incluindo médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e técnicos em radiologia. Já em junho, foram mais 65 vagas que incluíram também assistentes administrativos, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, técnico em análises clínicas, técnico em citopatologia, técnico em contabilidade e pedagogo. Neste mês de julho, 31 novas vagas reforçarão o volume de convocações, abrangendo ainda o incremento da equipe de farmacêuticos”, informou o HU.

“Estes novos profissionais virão para contribuir com a melhoria da qualidade dos serviços prestados pelo HU-Univasf. Apesar de ser um importante avanço, continuaremos com os esforços para recompor e ampliar ainda mais as equipes do hospital diante do crescente volume de atendimentos à população. O trabalho de diálogo e sensibilização sobre o potencial do HU é incessante e continuaremos com as parcerias institucionais para contribuir ao máximo com a atenção à saúde e a formação de pessoas na região”, ressaltou o superintendente Julianeli Tolentino.

Redação PNB

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome