Após os Elestudantes do Colégio Democrático Estadual Professora Florentina Alves dos Santos –Codefas, localizado em Juazeiro, na região Norte da Bahia, realizarem uma manifestação no Núcleo Territorial de Educação-10 para cobrar a conclusão da obra do novo prédio da instituição de ensino, a Secretaria de Educação da Bahia se manifestou.
Em nota enviada ao Portal Preto no Branco, a SEC declarou que “confirmou junto à Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), responsável pela execução da obra, que as salas de aulas da nova estrutura estarão liberadas para uso da comunidade escolar já na próxima semana. A SEC reforça que o Governo do Estado vem investindo continuamente na modernização da sua rede física, de forma a garantir mais conforto e bem-estar para estudantes, educadores e profissionais da Educação em geral”.
Reinvindicação
Desde 2022, as aulas estão acontecendo em uma instalação provisória no antigo prédio do SENAI, localizado na Avenida Adolfo Viana.
“O corpo estudantil do Colégio Codefas está reivindicando a entrega do nosso prédio. A obra já dura 2 anos e 1 mês. O prazo de entrega já passou e nem há previsão de quando a obra vai acabar. O prédio onde estamos estudando atualmente é precário e não atende às nossas necessidades. O forro está caindo, tem fiação exposta, paredes descascando, entre outros problemas. Não temos mais condições de continuar estudando naquele local. Por isso, hoje fomos ao NTE-10 cobrar informações sobre quando nosso prédio irá ficar pronto”, reclamaram.
Os alunos afirmaram ainda que, se a obra não for entregue ainda neste mês, eles deixarão de frequentar as aulas.
“O Governo do Estado precisa pressionar a empresa para agilizar a conclusão da obra. Precisamos e merecemos ter uma educação digna. O NTE-10 já nos deu mais de 6 prazos para a entrega do prédio, mas nenhum se cumpriu. Então, caso o prédio não seja entregue até o dia 24/05, a partir do dia 27/05 entraremos em greve”, ameaçam.
Redação PNB