Após uma recomendação do Ministério Público da Bahia, o Conselho Municipal de Saúde realizou uma inspeção na Unidade Pediátrica de Juazeiro, para verificar se os equipamentos doados pela Secretaria de Saúde do Estado- Sesab para a instalação de cinco novos leitos pediátricos no município estavam sendo realizados. A fiscalização ocorreu no último dia 18.
Nesta quinta-feira (03) o Portal Preto no Branco teve acesso ao relatório feito pelo Conselho Municipal de Saúde. O documento mostra que alguns dos equipamentos ainda não estão em uso, mesmo tendo sido entregues há 4 meses.
Conforme o relatório, até a data da inspeção, os 04 berços doados à UPED estão desarmados em uma sala na própria Unidade. Dos 21 suportes para soro que também foram doados, 09 estão acomodados na mesma sala onde estão os berços.
Ainda segundo os dados, dos 06 biombos, 03 estão sem uso, no almoxarifado da Prefeitura de Juazeiro. Das 10 mesas auxiliares doadas, 07 estão sem uso, também no almoxarifado.
Os dados mostram ainda que dos 05 Ventiladores Pulmonares doados, 02 ainda estavam sem uso, e no almoxarifado. Além disso, a Estufa doada pela Sesab, também está sem uso, no almoxarifado.
Relatorio de visita UPED JUAZEIRO 18.09.2024
A SESAB enviou os equipamentos logo após duas mortes de bebês registradas na Unidade Pediátrica no dia 8 de maio. O menino Ravy, de apenas 11 meses, que estava internado na unidade, e a menina Laura Valentina foram a óbito e as famílias acusaram falta de assistência.
Doação
Os equipamentos essenciais para a instalação de cinco novos leitos pediátricos no município de Juazeiro foram doados pela Secretaria de Saúde do Estado no dia 13 de maio deste ano.
Ventiladores pulmonares, monitores multiparamétricos, macas, berços e carrinhos de emergência foram enviados ao município, para reforçar o atendimento pediátrico, principalmente durante o aumento nos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) hospitalizados em 2024.
Ao todo, a cessão de equipamentos do Governo do Estado para a Prefeitura de Juazeiro superou os R$ 374 mil. O objetivo da doação é reduzir a mortalidade infantil associada a complicações respiratórias e garantir que o sistema de saúde esteja preparado para responder eficientemente.
Redação PNB