Três alunos são expulsos do CETEP Juazeiro e pais questionam “a medida extrema”: “Expulsar não corrige e nem educa”

30

 

Lindaílson da Silva Pereira e Teógenes Bezerra, pais de alunos do Cetep-Centro Territorial de Educação Profissional do Sertão do São Francisco, em Juazeiro, em contato com o PNB relataram que os filhos, e mais um outro colega, foram expulsos da instituição, após serem flagrados fazendo uso de cigarros eletrônicos no centro.

Os alunos têm idade entre 16 e 18 anos e são alunos do primeiro e segundo anos. Os pais informaram ainda que não foram comunicados da expulsão pela direção da escola. Eles consideram a medida como “extrema, levando em conta que se trata de adolescentes que necessitam de orientação por parte da família e da escola”.

“Não queremos justificar. Nós pais não queremos acobertar os erros dos nossos filhos, mas existem outros meios de puni-los por eles terem desrespeitado as normas da escola. Expulsar não corrige e nem educa. Sabemos dos desafios que a escola e as famílias enfrentam com os adolescentes nesta fase tão difícil de rebeldia. No entanto, acreditamos que a escola e a família devem se unir para adotar medidas que os encaminhem para o bem”, considerou Lindaílson da Silva.

Ele disse ainda que anteriormente um dos alunos estava dormindo em sala de aula e o pai foi chamado pela direção da escola e a situação foi resolvida conjuntamente.

“A escola nos chamou, como tem que ser, e como família atuamos. Desta vez, poderia ter acontecido o mesmo, pois não somos pais ausentes. Além do que, uma expulsão já no final do ano, trará prejuízos enormes para os alunos. Expulsar é excluir, e a escola tem que ser também um espaço de inclusão, de formação destes jovens”, analisou o pai.

Ele informou ainda que levou o caso à Defensoria Publica.

Estamos procurando o Núcleo Regional de Educação e também a Secretaria de Educação do Estado da Bahia.

Redação PNB

 

30 COMENTÁRIOS

  1. Meu filho também estuda lá estava investigando TEA e a escola se negava a atendê-lo por ainda não ser laudado tive que abrir uma denuncia contra a escola no ministério público, e só assim ele foi atendido tirando o fato de que a diretora atual da escola rasgou um documento dele que era um encaminhamento para o caps infantil alegando que não tinha conhecimento sobre a situação

  2. 16 anos sabe muito bem diferenciar o que é certo do que é errado, fizeram sabendo que estavam errados, portanto punição bem dada e que vai servir de exemplo para outros alunos.

  3. Como educador concordo com a punição, regra é regra, precisa ser cumprida. E esse não deve ter sido apenas um fato isolado, certamente houve outros problemas que a escola levou aye onde deu.
    O pai comparar um aluno que dormiu durante a aula ( por motivo de cansaço ou mesmo de saúde) com o delito do seu filho fumar mostra que ele quer justificar o erro do filho, cigarro elétrico ou não não faz parte do material pedagógico do aluno, portanto não deve ser levado a escola e muito menos fazer uso dele dentro do estabelecimento.

    • Muito bem bela resposta quando o aluno entra na escola sabe as regras fez sabendo e garanto que não foi só por isso o caba com 16 anos já fumando em um lugar que é proibido imagina na rua

    • Antigamente ,,aluno não reinava e só se destacava na escola como sendo bom aluno,hoje é aí contrário aluno quer ser o rei dentro da sala de aula ,quer mandar e desmandar,,na minha época até bater no aluno que saia da linha ,podia era direito dos professores,,e detalhe :aluno era corrigido em casa ,e em casa apanhava também ,então tinha essa de dizer que a professora tava mentindo não ,,o couro comia ..e dava certo. hoje é tanto mi mi mi…pro lado de adolescentes ,e tanto pai e mãe que passa a mão na cabeça de filhos ,que dá até nos nervos ,aí depois taí filhos , batendo e matando pais ,é que se vê quase todo dia nas manchetes.,na minha época na escola quem errava tinha um unico direito ,,o de ficar calado.,hoje é o contrário são cheio de direito.quer criar um um filho ou filha de verdade ? Pra que sejam homens ou mulheres de verdade amanhã ou depois ? Use a disciplina sem dó,,essa autoridade quem da é o Criador..por isso que funciona ..quando é ignorada essa autoridade,da no que vemos hoje em dia .

  4. Fumar e crime? Contravenção? Ato infracional? Tava previsto no regimento da escola? Não há crime sem lei anterior que o defina ( Art. 5º , inciso XXXIX da CF/88). Reintegrem os alunos já, e eproveitem pra ensinar os demais sobre os malefícios do uso de fumo álcool e outras substâncias com o episódio. Vai ficar menos feio.

    • Na verdade, cigarro eletrônico é proibido por lei sim, inclusive a venda e programada do mesmo é crime, então sim, cometeram infração e devem ser penalizados

    • É crime. É proibido por lei o cigarro eletrônico. É o mesmo que Cocaína, Maconha, considerada droga ilícita. Se fosse cigarro e álcool já estaria errado imagine droga proibida.

  5. Sou professora e o desrespeito às regras e aos funcionários todos não é mais excessão… se está no regimento, eles tem idade suficiente pra saber que não podiam usar, além do mais Cigarro eletrônico é proibido no Brasil. Medida bem aplicada

  6. Crime é o descodenado ser presidente da Repùblica vamos deixar de hipocrisia.
    Crime é essas escolas não oferecer ambiente saudavel.

  7. Quando a direção de uma escola chega a expulsar um aluno, com certeza, tem muito mais ocorrências.
    Em muitos casos, transferindo de escola, é o melhor pra o jovem.

  8. Se medidas como essas fosses tomadas com mais frequência, as escolas não estavam o caos que estão.
    Vale ressaltar, que a obrigação de educar é da família, a unidade escolar tem obrigação de transmitir conhecimento.

  9. Não é crime , porém toda instituição tem regras e essas tem de serem cumpridas , com certeza a instituição puniu no primeiro ato infracional, ele deve ter sido advertido verbalmente, por escrito, e suspenso e posteriormente a expulsão, a escola agiu de forma correta

  10. Se a diretora briga e dar lição de moral a diretora está errada. Foi o caso da diretora do Rui Barbosa que saiu como errada após está corrigindo um aluno. Aí se expulsa é errada tbm. Acho que o que o povo quer é alunos livres e soltos. Fazendo o que bem quiser. Daqui a pouco quem vai ser expulsa serão os gestores.

  11. Educar é função dos país, a escola instrue, se os pais não tem moral e não recrimina, conversa e educa os filhos, a escola não é casa de correção, fugiu das regras, desrespeitou, desafiou, tem que ser punido, o que se.descute e o tamanho da pena, talvez uma suspensão de uns oito dias serveria para reflexão dos pais e dos infrantatores.

  12. Como professora deixo minha opinião que Devemos incluir sim, crianças especiais e buscar sempre informações ,apoio da família. A escola é lugar de formar cidadão digno de ser inserido em qualquer lugar (profissionalmente e não delinquentes, usuário de drogas, aí vai se formar um delinquente que não será um profissional conceituado! A droga em qualquer lugar é sempre mal.

  13. A escola pode buscar medidas alternativas para resolver o problema, como orientação e diálogo com o aluno e a família.

    É importante verificar o regulamento específico da escola e, se necessário, consultar um advogado ou órgão competente para entender melhor as implicações jurídicas.

  14. Cada dia aumenta mais crimes no país, infelizmente muitos não respeitam leis e nem regras, além disso os ” pais” acha que a escola e obrigada a educar os filhos deles,totalmente errado,a escola ensina a ciência.

  15. Nao deve ter anistia.Descumpriu a regra tem que sofrer a puniçao.Ou com 18 anos nao se define o que é certo ou errado?Qualquer retardado sabe disso.Que nao retornem em outra.Hierarquia e disciplina e a chave de tudo.Esses pais ao invés de corrigir estão alisando.

  16. Em algumas escolas da região os alunos fazem isso e coisa pior e continuam na escola. E vocês sabem o que acontece nesse caso? Eles fazem coisas piores e ainda influenciam outros alunos. As escolas municipais estão com medo de expulsar estudantes porque os pais e as secretarias de educação têm esse mesmo discurso dos pais dessa matéria. Parabenizo o CETEP pela ação, gostaria que outras escolas fizessem o mesmo.

  17. Muitos alunos estão cometendo dentro das escolas atos infracionais. Isso é a polícia que tem que resolver e não a escola. Cigarro eletrônico é proibido no Brasil. A escola agiu certinho. Chega de ter alunos fazendo o que quer nas instituições escolares. A escola não tem que tolerar delinquentes que não sabem o que são regras e muito menos respeita-las.

  18. Passar pano é fácil, difícil é ficar na sala com esses “anjos” só quem é professora sabe com tem sido cada vez mais difícil enfrentar a sala de aula com uma família que negligencia a “educação/comportamento ” dos filhos achando que é tudo função da escola…

  19. Fui fundador de um colégio no estado do Pará. Fui professor de ensino médio na cidade de Belo Horizonte-MG.
    Percebi que a família entende que educação é problema da escola!
    Tenho certeza que estes meninos tem “aprontado” coisas terríveis! Não respeitam regras, como fazem em casa!
    Fiquem firmes! Mantenham a disciplina!
    Parabéns!

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome