Projeto cultural promove atividades em Juazeiro-BA e convoca população ribeirinha para participar de remontagem de espetáculo apresentado na década de 80

0

O projeto “Releituras Cênicas” está promovendo uma série de atividades artísticas e culturais voltadas para a população do Vale do São Francisco – especialmente a cidade de Juazeiro-BA – entre os meses de setembro e novembro deste ano. Desde outubro, estão sendo oferecidas oficinas gratuitas de artes cênicas para estudantes de escolas públicas, oriundos de populações rurais e quilombolas do município baiano.

Além dessa iniciativa, o projeto também está selecionando, até o dia 27 de outubro, poemas e poesias que farão parte da remontagem/releitura do espetáculo “Auto da Barca do Rio das Lágrimas de Irati”, apresentado pela primeira vez na cidade de Juazeiro, em 1983, como resultado das experiências da dramaturga e atriz baiana, Jurema Penna, por meio do projeto Chapéu de Palha, que tinha como principal objetivo a disseminação do teatro pelo interior da Bahia, despertando uma valorização da identidade cultural local.

Para ajudar a reescrever essa história de amor e pertencimento ao Velho Chico, a chamada pública irá receber textos, de qualquer pessoa, com as seguintes temáticas: mitologia ribeirinha, saberes ancestrais e preservação do Velho Chico. As produções selecionadas serão inseridas na dramaturgia da releitura do espetáculo. E as apresentações serão na segunda semana de novembro.

Este projeto foi contemplado nos Editais da Paulo Gustavo Bahia e tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria de Cultura via Lei Paulo Gustavo, direcionada pelo Ministério da Cultura, Governo Federal. Paulo Gustavo Bahia (PGBA) foi criada para a efetivação das ações emergenciais de apoio ao setor cultural, visando cumprir a Lei Complementar nº 195, de 8 de julho de 2022.

O envio dos poemas/das poesias pode ser feito através do e-mail:

oficinadeideiascontato74@gmail.com.

Bia Braga/Comunicação 

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome