A partir desta segunda-feira (4), o Brasil encerra a aplicação da tradicional Vacina Oral contra a Poliomielite, a VOP, popularmente chamada de “gotinha”. A imunização contra a paralisia infantil passa a ser realizada exclusivamente por meio da vacina injetável, chamada de Vacina Inativada Poliomielite (VIP).
A mudança foi implementada pelo Ministério da Saúde, visando aumentar a segurança e a eficácia da vacinação infantil.
“O Ministério da Saúde está seguindo uma tendência mundial e está substituindo as duas doses de reforço com a gotinha por uma dose da vacina injetável, que tem uma plataforma mais segura e protege muito bem as nossas crianças”, explicou o diretor do Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde, Eder Gatti.
A substituição da vacina oral pela injetável segue a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS).
A vacina injetável confere quase 100% de proteção após as três primeiras doses, com altos títulos de anticorpos. Para as doses de reforço, é recomendado que os responsáveis levem as crianças às Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para agendar as vacinações.
Novo esquema vacinal
O esquema vacinal atual contempla a administração de três doses da VIP aos 2, 4 e 6 meses e duas doses de reforço da VOP, a gotinha, aos 15 meses e aos 4 anos de idade.
Com a mudança, será necessária apenas uma dose de reforço com VIP, aos 15 meses. O novo calendário de vacinação contra a poliomielite estabelece as seguintes doses: 2 meses: 1ª dose; 4 meses: 2ª dose; 6 meses: 3ª dose; 15 meses: Dose de reforço.
Vacinação em Juazeiro
Confira as UBSs com salas de vacina ativas, segundo informou ao PNB, a Secretaria de Saúde.
“Os dias e horários de vacinação em cada UBS, variam a depender da unidade de saúde. São 42 UBS com salas de vacinas ativas”, informou a Sesau.
Distrito I
UBS Quide
UBS Palmares
UBS Maringá
UBS Sto Antônio
UBS Penha/ J. Vitória
Distrito 2
UBS Dom Thomaz
UBS CSU
UBS Residencial Mairi
UBS Dr Humberto
UBS CAIC
UBS João XXIII
UBS Dom José Rodrigues
UBS Alto da Aliança
Distrito 3
UBS Itaberaba
UBS Residencial Juazeiro
UBS Tabuleiro
UBS João Paulo II
UBS Parque Residencial
UBS Antônio Guilhermino
Distrito 4
UBS Angari
UBS Centro
UBS Alto da Maravilha/Alagadiço
UBS Novo Encontro
UBS São Geraldo
UBS Vila Jacaré (está funcionando no Centro de Saúde III, no Angari)
Distrito 5
UBS Juremal /Massaroca
UBS Lagoa do Salitre
UBS Poções/ Abóbora
UBS Lagoa do boi/Pinhões
UBS Capim de raiz
UBS Carnaíba do Sertão
UBS Jardim Primavera
UBS Junco
Distrito 6
UBS Mandacaru I
UBS CAJ
UBS Conchas
UBS Campos
UBS Itamotinga
UBS Maniçoba
UBS NH1/2
UBS Nh3
UBS NH4
Poliomielite
A poliomielite é uma doença altamente contagiosa causada por um vírus que pode levar à paralisia permanente. O Brasil está há 34 anos sem a doença e contabiliza 47 anos de sucesso de uso da vacina oral nas estratégias de imunização contra a poliomielite, desde que foi introduzida de forma oficial em 1977, no entanto, a vigilância contínua e a vacinação são essenciais para prevenir seu ressurgimento.
Redação PNB