Nos últimos dias, moradores de Juazeiro estão procurando o PNB para reclamar de oscilações na rede de energia elétrica e também da constante falta de energia em diversos bairros da cidade.
“Perdi um roteador e um monitor nas quedas de energia que aconteceram durante as últimas chuvas caídas na cidade e infelizmente fiquei no prejuízo por não ter tido a coragem e nem tão pouco o tempo necessário para me indispor com os transtornos que passaria para reaver o meu ressarcimento”, desabafou um morador do centro da cidade. .
“Perdi a Bomba do meu aquário e meus peixes morreram”, declarou outro cidadão.
Nossa redação tem recebido depoimentos como estes com frequência e os moradores questionam a empresa concessionária: “O que está acontecendo?”
Encaminhamos as reclamações e o questionamento para a Neoenergia Coelba e aguardamos uma resposta.
Outras reclamações
As contantes quedas de energia elétrica são uma reclamação comum entre moradores de alguns bairros do município de Juazeiro, na região Norte da Bahia. Nos últimos dias, o Portal Preto no Branco tem recebido diversos relatos.
Uma das reclamações veio de Ricardo Sabará, morador do Loteamento São Pedro, Malhada da Areia. Segundo ele, a Coelba já sabe do problema, mas não tem conseguido solucionar.
“Na minha rua, que fica atrás da Câmara de vereadores, Rua B, Loteamento São Pedro Quadra K, Malhada da Areia, CEP 48909-384, todos os dias está faltando energia nas nossas casas. Já foi trocado o transformador de energia, mas as quedas de energia permanecem acontecendo, com risco de queimar nossos eletrodomésticos. A Coelba vai ao local, coloca para funcionar e depois volta a acontecer novamente. Precisamos que a Coelba faça o seu trabalho com transparência, profissionalismo e responsabilidade para resolver este impasse, pois todos os dias temos que abrir chamados por falta de energia,” relatou Ricardo Sabará.
Outra reclamação veio do bairro Quidé, onde a situação tem causado diversos transtornos para os moradores.
“Aqui no bairro do Quidé já virou rotina do nada faltar energia. Na quinta (31), sem nenhuma justificativa cabível da Coelba, mais uma vez ficamos sem energia elétrica. Além das constantes quedas, quando a energia é retomada, nunca volta de uma vez só, fica sempre oscilando. Tememos pela perda dos nossos aparelhos domésticos, ventilador e ar condicionado, já que nesse calor estamos usando com mais frequência”, ressaltou um morador.
A moradora do Jardim Flórida, Josivalda Silva, relatou que já teve prejuízos devido às quedas de energia no bairro.
“Esse é um problema que vem tirando o sono dos moradores há quase 2 anos. Quase todo dia, ligamos para a Coelba para falar sobre a oscilação de energia aqui no bairro, que afeta não só a minha residência, mas sim o bairro todo. Quando chega à noite, a energia só chega a 180v, e o correto seria chegar aos 220v. A gente liga e a Coelba manda uma equipe, que faz a medição, constata que só está chegando 180v e vão embora sem nenhuma solução para o problema. Já pedi duas geladeiras por conta dessa situação. Queremos solução, pois estamos arriscados a perder todos os aparelhos domésticos. Minha conta chega todo mês e sempre é paga. Precisamos de uma solução com urgência. A Coelba vai esperar queimar tudo nas nossas casas para resolver o problema? Estamos cansados”, desabafou.
Outro morador do bairro Argemiro também falou da preocupação em perder os seus eletrodomésticos devido às quedas de energia que, segundo ele, também estão ocorrendo no bairro Argemiro.
“Vira e mexe a energia cai aqui no bairro. A energia vai, volta e cai de novo, assim, numa fração de segundos. Essas quedas acontecem três, quatro vezes seguidas, eu fico morrendo de medo de perder meus eletrodomésticos. Às vezes essas quedas acontecem quando a gente está com o ar-condicionado ligado, que é um aparelho pesado em relação ao consumo de energia, então ficamos com medo de queimar o aparelho”, acrescentou.
Redação PNB