O PNB tem publicado diariamente reclamações de moradores dos diversos bairros de Juazeiro incomodados com a quantidade de esgotos estourados. Os transtornos são enormes e também a indignação contra o SAAE que não tem conseguido atender a demanda da população e nem explica o que está acontecendo com a rede de saneamento da cidade.
Moradores com água contaminada em suas portas e muitos com o esgoto retornado para as residências. Comerciantes que acusam prejuízos por conta do mesmo problema e ficam sem respostas do SAAE, que é acionado, mas atende aos chamados. Um problema generalizado que se agravou após a derrota da prefeita Suzana Ramos nas últimas eleições e atinge em cheio o cotidiano da população. A situação é visível em vários pontos da cidade.
“O que está acontecendo com o SAAE? Foram as demissões no órgão após as eleições? Faltam equipes? Faltam equipamentos. Soube que só existem dois caminhões jateadores no SAAE para atender toda a cidade. Isso é verdade? O SAAE precisa dar explicações. Moro há 40 anos em Juazeiro e nunca vi uma situação desta”, confessou um morador.
Um exemplo da situação de descaso do órgão em atender aos moradores está na Avenida Cristalina, que corta vários bairros da cidade. Segundo relatos, há meses o esgoto tomou conta da via, que está interditada, e a situação da via só se agrava.
“Uma das maiores avenidas de Juazeiro. Tomada pelo esgoto, trânsito parado, afogada na merda”, definiu uma moradora que nos enviou um vídeo demonstrando as condições da avenida.
Ontem (2), uma comerciante da avenida também reclamou do problema e disse que não sabe mais a quem recorrer.
“Moro na Avenida Cristalina. Uma avenida enorme, que começa no Jardim Flórida e vai terminar no Juazeiro 4, passa pelo Argemiro, Malhada da Areia. Infelizmente, a avenida inteira está banhada de esgoto. As bocas de lobo explodiram. Tem lugares que estão interditados e a gente não está conseguindo nem passar. Nós, que somos comerciantes, estamos de mão na cabeça sem saber o que fazer, porque a gente empurra a água, mas ela continua vindo porque estão todas as bocas estouradas. A gente fala com o SAAE, a gente liga, eles falam que vão vir, mas nunca vêm. Outra hora diz que não tem pessoal para fazer o serviço. Infelizmente, estamos nesta situação e não temos mais a quem recorrer,” relatou uma comerciante da avenida.
Vânia Benevides ratificou a reclamação e sugeriu que o problema começa no Residencial São Francisco.
“A Avenida Cristalina está tomada por lama, por causa do esgoto que vem do Residencial São Francisco e passa para Rua das Flores, entra na Avenida Formosa e vai em direção a outros pontos. Os ônibus estão entrando na Rua Getúlio Vargas para sair na Avenida Ludgero Alves. Não adianta o SAAE abrir as bocas de lobo de uma área, porque o problema vem do Residencial São Francisco. E aí começam os transtornos para toda a Avenida Cristalina. O odor está forte e é água de fezes,” observou a moradora.
Nós enviamos as reclamações para o SAAE e o órgão informou “que já incluiu a demanda na programação, e que uma equipe será enviada até o local para tomar as providências necessárias o mais rápido possível”.
Redação PNB