“Revoltante”: moradores de Juazeiro denunciam caos no saneamento e exposição à riscos; SAAE se manifesta

0

Em contato com o Portal Preto no Branco, uma moradora do bairro Itaberaba, em Juazeiro, no norte da Bahia, denunciou problemas relacionados ao esgoto na Travessa Abraão Lincoln. Segundo ela, o SAAE (Serviço de Água e Saneamento Ambiental) não regulariza a rede de esgoto da comunidade, e um idoso tem realizado a desobstrução da rede por conta própria.

“Um senhor de 75 anos está sempre tendo que esvaziar o esgoto para evitar que transborde dentro das casas ou na rua. O SAAE nunca enviou um caminhão para regularizar a situação. Fomos informados que a prefeita retirou vários veículos do SAAE, e o órgão agora possui apenas um caminhão para atender toda a cidade. Isso é um absurdo!”, relatou a moradora.

Ela também destacou que o idoso José Pereira está realizando a atividade diariamente, colocando sua saúde em risco.

“Ele está colocando a própria saúde em risco, lidando com esgoto todos os dias, algo que ele nem deveria se preocupar em fazer, pois é uma responsabilidade dos órgãos governamentais. É revoltante ele passar por essa situação. Seu José vai fazer uma cirurgia no olho no dia 5 de janeiro e não terá condições de continuar com esse trabalho diário”, concluiu.

1f522eb5-efd0-40c5-93a1-43e3d57c6876

Outro relato veio de uma moradora do bairro Nova Esperança, que também apontou a falta de assistência do SAAE.

“Estamos vivendo uma situação muito desagradável. O esgoto estourou há dias, e nenhuma autoridade veio resolver o problema. Não conseguimos, no fim da tarde, sentar na porta de casa devido ao mau cheiro e aos mosquitos que nos incomodam demais. Até quando vamos viver assim? É revoltante. Cansamos de ligar para o SAAE, mas não recebemos retorno. Eles simplesmente não se importam”, declarou.

70d8452f-2b83-49da-9a91-2eeed88a024e

Além disso, um morador do bairro Novo Encontro flagrou trabalhadores da limpeza urbana tendo que entrar dentro dos esgotos que tomam conta das ruas do bairro.

“Os profissionais da limpeza estão sendo obrigados a entrar nos esgotos para realizar suas atividades. Essa realidade é insalubre, precária e desumana, expondo os trabalhadores a riscos graves de saúde, sem condições mínimas de segurança”, afirmou o morador.

Encaminhamos as reclamações ao Serviço de Água e Saneamento Ambiental de Juazeiro. Em nota o SAAE informou que “já incluiu as demandas na programação, e que uma equipe será enviada até os locais para tomar as providências necessárias o mais rápido possível”

 

Redação PNB

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome