SAAE esclarece sobre abastecimento de água no Mandacaru II, em Juazeiro, após reclamação de moradores

0

 

Moradores do Mandacaru II, localizada na zona rural de Juazeiro, na região Norte da Bahia, procuraram novamente o Portal Preto no Branco para reclamar da qualidade da água que está sendo fornecida  à comunidade pelo SAAE (Serviço de Água e Saneamento Ambiental). Segundo os relatos, há meses o líquido está chegando às torneiras sem o tratamento adequado.

“Sou moradora do Projeto Mandacaru II há mais de 30 anos e venho aqui reclamar sobre  o descaso, principalmente em relação ao abastecimento de água. A água está vindo diretamente do reservatório para as nossas residências sem nenhum tratamento, pois a caixa d’água da comunidade está sem filtro. Desde fevereiro esse equipamento foi retirado, pois já estava bastante desgastado e até o momento não providenciaram outro. O SAAE falou que fez um pedido de um novo filtro, mas ainda não chegou. Pedimos providências às autoridades que olhem por nossa comunidade”, relatou uma moradora.

“A gestão passada não fazia a manutenção devida e o equipamento estava sem condições. A atual gestão retirou o filtro, na intenção de substituir, mas até hoje não realizou a troca, deixando a gente nesta situação”, contou outra moradora.

Pessoas da comunidade disseram que a água que está chegando tem gosto e cheiro muito forte de cloro.

“Já tem mais de meses que o SAAE falou que tinha feito o pedido do filtro e esse equipamento nunca chegou. Por isso, eles estão colocando muito cloro na água, que até para lavar roupa não presta. As roupas saem todas manchadas, como se estivessem colocando água sanitária. O cheiro é muito forte de cloro. A pessoa responsável que fica na caixa d’água está colocando cloro demais porque não tem o filtro, e isso está fazendo mal para as pessoas da comunidade. Nem todo mundo tem condições de estar comprando água mineral para o consumo”, acrescentou um morador.

Ainda conforme os relatos dos moradores, a escola municipal da comunidade chegou a emitir um aviso aos pais e responsáveis pedindo que as crianças levem água de casa.

“A escola já mandou um lembrete para nós, pais, que mandássemos nossos filhos levar água de casa, porque a água está imprópria para o consumo. E quem não tem condições de comprar água, tem que consumir essa água podre de cloro? Pedimos providências às autoridades competentes com urgência”, apelou outra moradora.

Encaminhamos a reclamação para o SAAE e o órgão informou que “a análise da água é feita semanalmente para verificar a cloração. Uma equipe já esteve na comunidade para fazer a correção do cloro”. Segundo informações do SAAE, o filtro que atendia a comunidade de Mandacaru II foi instalado em 2001 e não vinha passando pelas devidas manutenções.

A autarquia informou ainda que “o processo para recuperação dos sistemas de abastecimento de água nas comunidades do interior já foi aprovado pela Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (CERB) e outros já em análise na concepção do projeto. Em breve, além da comunidade de Mandacaru II, serão atendidas as comunidades de Carnaíba sede, Itaparica, Itamotinga e Caldeirãozinho. Dentro da programação de aniversário de Juazeiro será inaugurado um sistema integrado de abastecimento de água em Campos (Maniçoba) e colocada em operação na sua totalidade o sistema da sede do Distrito.

“A manutençãos dos filtros, tubulação, registros e reservatórios serão realizada pela Cerb, assim que finalize todo o processo. Após anos de uso, os sistemas destas comunidades serão revitalizados, pois estavam em situação bastante precária. Vamos reestruturar todo o sistema, com substituição de tubos, bombas dosadoras, leitos filtrantes e cubas. Tenho cobrado diariamente a CERB para agilizar o processo e esta tem nos atendido de maneira hábil. No entanto, é necessário o cumprimento das etapas legais do órgão. Entendemos a preocupação da comunidade e garantimos que estamos empenhados em resolver essa demanda antiga com a reestruturação de todo o sistema”, garantiu a diretora-presidente Fabiana de Possídio.

Redação PNB 

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome