Passados 15 dias da realização do 1º Feirão de Empregos – Conectando Talentos ao Mercado, realizado no último dia 12 pela Prefeitura de Juazeiro, na região Norte da Bahia, participantes candidatos que estiveram presentes relatam frustração e se dizem enganados. Em contato com o Portal Preto no Branco, participantes alegam que além de enfrentar longas filas e dificuldades durante o atendimento, até o momento não receberam nenhum retorno sobre as vagas disponíveis.
“Participamos do feirão de emprego que teve no Juá Garden Shopping, gastamos com locomoção, ficamos por mais de duas horas esperando para ser atendido e até hoje não recebemos retorno. Estou me sentindo enganado”, contou um dos candidatos.
Outra participante afirma ter chegado cedo ao local, mas só foi atendida às 13h30, após horas de espera.
“Tivemos que enfrentar duas filas extensas: a primeira para receber uma ficha e a segunda para aguardar ser chamado pelo número correspondente. Foram horas de espera. Mais de 80% das pessoas estavam com fome, sem condições de lanchar dentro do shopping, porque as coisas não são baratas. Muitos só tinham o dinheiro da passagem de volta para casa”, relatou.
Outra queixa dos participantes foi a falta de transparência sobre as empresas presentes e as vagas ofertadas.
“Perguntei quais empresas estavam lá e quais vagas estavam sendo oferecidas, mas só me disseram que eu teria que esperar para saber. Quando fui atendida, apenas me entregaram uma ficha para preencher com meus dados e pediram o currículo. Disseram que as empresas entrariam em contato se tivessem interesse. Até agora, não tive nenhuma resposta”, desabafou uma candidata.
Ainda conforme os relatos, durante o evento foi informado que os participantes teriam um retorno em até 72 horas, mas até o momento não houve respostas, causando frustração entre os trabalhadores.
“Achei estranhíssimo que nenhuma empresas tenha se interessado pelo meu currículo. Tenho anos de experiência, cursos e várias profissões no currículo, mas até agora nenhuma empresa me procurou. Chamam de feirão de emprego, mas para mim isso foi uma grande decepção”, completou.
Encaminhamos as reclamações para a Agência de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda. Em nota, a ADEER esclareceu que “o Feirão de Empregos, realizado no Juá Garden Shopping foi planejado para receber cerca de 500 candidatos, mas contou com a participação de mais de 1.500 pessoas ao longo do dia. Essa alta demanda gerou filas e maior tempo de espera para os participantes, mas todo o processo foi conduzido com comprometimento e responsabilidade. Diante do número expressivo de inscritos, foi realizada uma triagem para a formação de um banco de dados, que está sendo encaminhado às empresas parceiras. É importante ressaltar que a ADEER atua apenas como intermediadora, não sendo responsáveis pela contratação. O contato com os candidatos é de responsabilidade exclusiva das empresas que receberem os currículos. Quanto aos prazos para retorno, é importante ressaltar que não houve prazo oficial estipulado pela agência, apenas um prazo estendido para receber currículos e preencher cadastro dos interessados que não puderam participar. A Agência seguirá acompanhando todo o processo até o preenchimento das vagas. Além disso, aqueles que não forem selecionados serão convidados a participar de programas de capacitação para concorrer a futuras oportunidades. Para tirar dúvidas, os candidatos podem ir até a sede da ADEER, no Juá Garden Shopping, BR-407 – Distrito Ind. do São Francisco. Ascom PMJ”
Redação PNB



