Morador reclama de dificuldade para obter NIS em Juazeiro; gestão orienta sobre atendimento no CadÚnico

0

Um morador de Juazeiro, na região Norte da Bahia, procurou o Portal Preto no Branco nesta quarta-feira (03) para reclamar das dificuldades que tem enfrentado para conseguir realizar o cadastro no CadÚnico, necessário para a geração do Número de Identificação Social (NIS). Segundo o relato, ao tentar se cadastrar, ele foi informado de que não poderia concluir o processo por ser solteiro e não possuir família.

“Fui fazer o cadastro no CadÚnico e me disseram que, por ser solteiro e não ter família, não posso mais fazer o cadastro. Disseram que homem solteiro não pode mais se cadastrar. Ou seja, não tenho número do NIS e não consigo participar de nenhum programa que exija o documento. Minha queixa maior é de que não posso fazer o cadastro, sendo que posso, porque sou de baixa renda. Preciso do número do CadÚnico para conseguir redução na conta de luz, inscrição no Minha Casa e outros programas a que qualquer cidadão na minha condição tem direito. Sem o cadastro, fico impossibilitado”, relatou.

Ele alega ainda que outro motivo usado para justificar a negativa no seu cadastro foi a possibilidade de contemplação no programa social Bolsa Família.

“Lá no CadÚnico também disseram que não podiam fazer o meu cadastro porque eu poderia receber o auxílio do Bolsa Família, mesmo não tendo família. Porém, expliquei que esse nunca foi o meu interesse. Mas, alegaram que, como a aprovação é automática e não depende deles, não iriam fazer o meu cadastro”, acrescentou.

O morador contou ainda que, em uma nova tentativa, foi informado sobre a ausência de assistentes sociais para realizar a visita obrigatória, o que tem paralisado tanto novos cadastros quanto atualizações.

“Outro dia, voltei lá no CadÚnico e me disseram que não tem assistente social para fazer a visita obrigatória para velhos e novos cadastrados. Eles me mandaram ir à prefeitura pedir que aumentem o número do efetivo de assistente social se eu quisesse resolver o meu problema” .

Encaminhamos a reclamação para a Secretaria de Desenvolvimento Social, Diversidade, Igualdade Racial e Combate à Fome. Em resposta, a Sedes informou que “quem não conseguir agendar atendimento ao Cadastro Único pelo site pode procurar diretamente a sede do CadÚnico, preferencialmente à tarde. Famílias unipessoais, compostas por apenas uma pessoa, devem comparecer presencialmente para agendar a visita domiciliar, sem necessidade de agendamento prévio online. As visitas são feitas por assistentes sociais conforme lista de espera. A Sedes reforça que o atendimento na sede do CadÚnico e nas unidades dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) dos bairros João Paulo II, Itaberaba, Tabuleiro, Malhada da Areia e Kidé, é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, sem intervalo”.

Redação PNB

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome