Usuários do transporte coletivo de Juazeiro relatam redução de linhas e ônibus sem ar-condicionado e cobram fiscalização da prefeitura: “Não é só contratar, é acompanhar se a empresa está cumprindo o contrato”

0

Mesmo com a mudança na empresa do transporte coletivo no município de Juazeiro, na região Norte da Bahia, com a promessa de melhorias na prestação do serviço, muitos usuários seguem apontando alguns problemas. As queixas enviadas ao Portal Preto no Branco envolvem a suspensão de linhas e a falta de ar-condicionado nos veículos.

Conforme relatos de uma moradora do Residencial Juazeiro II, no bairro Itaberaba, nos últimos dias a linha R2, que fazia o trajeto direto até o centro da cidade, deixou de circular pela manhã, justamente no horário em que mais pessoas utilizam o transporte para ir ao trabalho.

“Pela manhã, horário em que muitas pessoas utilizam os ônibus, não está mais circulando a linha R2, que vai diretamente para o centro da cidade. Aqui nós temos duas linhas, a R2 que sai do Itaberaba, passa pelos bairros Tabuleiro, São Geraldo, e depois segue o trajeto para o centro da cidade, e a R2, que sai do Itaberaba e já segue pelo Mercado do Produtor, UPA e segue direto para a Adolfo Viana até chegar ao centro da cidade. Enquanto o R2 faz todo o trajeto em cerca de 20 minutos, o R1 leva cerca de 40 minutos para chegar ao centro da cidade”, relatou uma moradora.

Segundo os usuários, a interrupção da linha tem afetado o deslocamento para o centro e também o acesso a outros bairros.

“Muitos usuários que trabalham no comércio estão sendo prejudicados, pois estão chegando atrasados. Além disso, as pessoas que precisam ir para os bairros Castelo Branco e Alto do Cruzeiro estão sem ter como ir de transporte coletivo por conta desta medida. Alguns passageiros estão optando pelo transporte por aplicativo, mas nem todos têm como arcar com esse custo. Por isso, queremos saber o que está acontecendo, pois não fomos informados sobre essa medida e nem sobre a motivação da mesma. Estamos sofrendo muito com essa situação”, acrescentou a passageira.

Além da redução das linhas, os passageiros também se queixam da falta de conforto e segurança nos ônibus. Eles afirmam que os veículos circulam com o ar-condicionado desligado, mesmo com as janelas travadas, o que tem causado mal-estar em dias de calor intenso.

“Ontem tinha uma pessoa passando mal no ônibus de sete e meia. Eles desligam o ar e as janelas são travadas, não abrem de jeito nenhum. Nesse calor, é desumano”, relatou outro usuário.

Também em contato com o PNB, usuários da linha João Paulo ll também criticam a falta de climatização nos veículos e a falta de respeito às paradas para desembarque dos passageiros.

“Os ônibus que fazem linha pro bairro João Paulo ll também não estão ligando o ar-condicionado. Além disso, para os motoristas pararem nos pontos é preciso os passageiros gritarem, mesmo agente puxando a cordinha para solicitar a parada. As vezes, os motoristas seguem o trajeto antes mesmo dos passageiros descerem, podendo provocar acidentes. Como só tem uma porta de saída, os usuários que estão na parte da frente dos transportes, demoram um pouco para chegar na porta traseira, mas alguns motoristas não entendem”

Os passageiros finalizam cobrando uma postura mais ativa do poder público.

“A Joafra já saiu por não estar atendendo a população com dignidade, mas não podemos deixar que essa nova empresa apresente os mesmos problemas. A prefeitura precisa fiscalizar o serviço que vem sendo prestado à população. Não é só contratar. É preciso acompanhar e verificar se a empresa está cumprindo o que foi acordado no contrato. Se prometeu ar-condicionado, wi-fi, aplicativo para acompanhar os horários dos ônibus e até agora nada disso. Não pode deixar a empresa fazer o que quiser, ditar as regras, senão teremos uma segunda Joafra na cidade”, disse uma usuária.

Encaminhamos os relatos para a Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte, responsável pela fiscalização do serviço e aguardamos uma resposta.

 

Redação PNB 

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome