Os candidatos afetados pela falta de energia elétrica e pelas condições inadequadas durante o primeiro dia de aplicação do Enem no Colégio Estadual Dona Guiomar Barreto, em Juazeiro, no Norte da Bahia, já podem solicitar a reaplicação da prova. O prazo para o pedido começa nesta segunda-feira (17) e segue até o meio-dia da próxima sexta-feira (21), no horário de Brasília.
A solicitação deve ser feita pela Página do Participante, por meio do login Gov.br, com o envio de um documento que comprove o problema enfrentado no dia da aplicação.
Segundo o Inep, casos de falhas estruturais, como a interrupção de energia que comprometa a visibilidade da prova, situação vivenciada pelos candidatos de Juazeiro, são considerados problemas logísticos válidos para análise. Também entram nessa lista doenças infectocontagiosas e desastres naturais.
O edital do Enem 2025 inclui doenças como covid-19, sarampo, varíola, influenza A e B, entre outras, entre as situações que permitem solicitar nova prova.
Cada solicitação será analisada individualmente pelo Inep. Os pedidos deferidos garantirão a participação na reaplicação marcada para os dias 16 e 17 de dezembro, apenas no(s) dia(s) em que a prova foi inviabilizada.
Redação PNB


