Uma mulher foi presa na manhã desta terça-feira (25) durante uma operação da Polícia Civil da Bahia em Salvador. Ela é investigada por uma série de crimes cometidos contra pessoas idosas, incluindo estelionato, apropriação de bens e empréstimos fraudulentos.
A prisão preventiva foi cumprida por equipes da Delegacia Especial de Atendimento ao Idoso (DEATI), durante a Operação Legado Vivo. Segundo as investigações, a suspeita atuava como falsa intermediadora de transações bancárias, sempre direcionadas a vítimas em situação de vulnerabilidade. A Polícia Civil apurou que os golpes ultrapassam R$ 116 mil — valor que ainda pode aumentar conforme novos casos são identificados.
De acordo com relatos colhidos pela investigação, a mulher contratava empréstimos consignados em nome das vítimas sem autorização e transferia os valores para contas próprias. Em outros episódios, ela teria retido cartões bancários de idosos, alegando que usaria o cartão para “garantir pagamento de dívidas”, mas passava a controlar os rendimentos das vítimas. Também há registros de apropriação de bens e estelionato qualificado.
Idosos ouvidos pela polícia relataram ter descoberto tarde demais que haviam sido enganados. Alguns só perceberam o golpe após notarem descontos indevidos ou movimentações bancárias desconhecidas.
A ação faz parte da Operação Legado Vivo, conduzida pelo Departamento de Proteção à Mulher, Cidadania e Pessoas Vulneráveis (DPMCV), que mira grupos e indivíduos envolvidos em crimes contra pessoas idosas.
Após o cumprimento do mandado, a investigada foi levada para uma unidade policial e permanecerá presa, à disposição da Justiça, enquanto as apurações continuam.
Redação PNB



