Acontece nesta quarta-feira (17), no Fórum Conselheiro Luiz Viana Filho, em Juazeiro, audiência de instrução e julgamento do réu Maicon Neves dos Santos, acusado de efetuar os disparos de arma de fogo que mataram a professora Élida Márcia de Oliveira tinha 32 anos. O crime ocorreu na manhã do dia 20 de fevereiro de 2019, no bairro Alto do Alencar.
Maicon Neves dos Santos está preso desde o dia 31 de outubro de 2024, em Luziânia, no Estado de Goiás, e participará da audiência por vídeo conferência. A audiência do réu chegou a ser iniciada no último dia 14 de agosto, mas apenas algumas testemunhas foram ouvidas na ocasião.
De acordo com a acusação, a audiência foi suspensa e remarcada para a oitivas de outras testemunhas e o interrogatório do réu.
A acusada de ser a mandante do crime, Edvania Pereira de Morais, conhecida como “Vaninha”, continua foragida e com mandado de prisão em aberto.
Crime
No dia do crime, a professora Élida Márcia foi executada dentro do carro, com disparos de arma de fogo, na frente da filha de 2 anos e do marido. Os disparos atingiram a cabeça da vítima, que morreu no local. O homem e a criança não foram atingidos.
Em 2021, a Justiça condenou a 16 anos, 7 meses e 26 dias de prisão, Railton Lima da Silva, acusado de pilotar a motocicleta que transportava o atirador que matou a professora.
O réu Edivan Constantino de Moraes, acusado de ter planejado o assassinato da professora, juntamente com a filha, foi absolvido. Ele é pai de Edvania Pereira de Morais. Durante o júri popular, Edivan chegou a dizer que era inocente e que a filha planejou o crime sozinha.
Os dois réus foram denunciados pelo Ministério Público e ficaram presos no Conjunto Penal de Juazeiro desde 2019.
Railton Lima foi assassinado no povoado de Tiquara, zona rural de Campo Formoso, após ser beneficiado com a saída temporária do Dia das Mães.
O Ministério Público também denunciou Edvania, a “Vaninha”, e Maicon Neves dos Santos, acusado de ter efetuado os disparos de arma de fogo contra a vítima.
Maicon Neves está preso desde o dia 31 de outubro de 2024, em Luziânia, no Estado de Goiás.
A “Vaninha”, a mandante do crime, continua foragida e com mandado de prisão em aberto. Ainda no ano do homicídio, ela foi adicionada ao Baralho do Crime da Secretaria da Segurança Pública da Bahia, como a ‘Oito de Paus’.
O Baralho do Crime completo pode ser acessado no site da SSP-BA. Quem tiver informações sobre a foragida pode entrar em contato com a polícia através do Disque Denúncia, por meio dos telefones de números (71) 3235-0000 (capital) e 181 (interior).
Redação PNB



