Moradores do distrito de Carnaíba do Sertão, na zona rural de Juazeiro, na região Norte da Bahia, entraram em contato com o Portal Preto no Branco para relatar problemas no abastecimento de água. Conforme os relatos, a situação atinge a comunidade desde o mês de fevereiro deste ano.
“É um descaso o que está acontecendo em Carnaíba do Sertão. Desde fevereiro, a população vem sofrendo com a falta de água e agora o SAAE está aqui cortando as águas. A gente está vivendo de carro-pipa. Aqui até tem um canal, mas a água não é tratada”, relata um morador.
Ainda segundo os moradores, mesmo após manifestações e cobranças públicas, nenhuma solução definitiva foi apresentada. “O povo de Carnaíba do Sertão sofre com a falta de água e o SAAE tem conhecimento dos pontos críticos do distrito. Já fizemos manifestação e a direção do SAAE só faz promessa. Quando aparece algum serviço, é tudo paliativo, só para calar a boca do povo”, afirma a moradora Idelma Pereira.
Ela destaca ainda que as queixas incluem promessas antigas que nunca saíram do papel. “Falaram que iam instalar caixa d’água, mas nada foi feito. Agora surgiu mais uma promessa de bomba nova, mas até agora nada de concretizar”, acrescenta.
Idelma conta ainda que mesmo o abastecimento feito por carro-pipa não tem sido regular na comunidade.
“somos abastecidos com carro-pipa há mais de de seis meses. Mas hoje faz oito dias que eu estou implorando por um carro-pipa para encher meus reservatórios e nada. Eu não aceito esse descaso. Todas as minhas contas estão pagas. Eu não deixo de cumprir minha obrigação, então eu tenho o direito de receber água. Não é só minha casa. São várias famílias há oito dias implorando por água, famílias que têm idosos e crianças passando por essa situação”, desabafa.
Encaminhamos os relatos para o Serviço de Água e Saneamento Ambiental de Juazeiro em busca de esclarecimentos. Em nota, a equipe da Divisão do Interior do SAAE esclareceu que “continua trabalhando diariamente para melhorar o fornecimento de água em Carnaíba do Sertão e que, uma vistoria será feita na residência da reclamante para verificar se é um problema pontual, já que o reservatório do SAAE permanece abastecido continuadamente. O processo para a instalação de um novo reservatório está em andamento e, na próxima semana uma bomba mais potente será instalada para aumentar a captação de água. O SAAE está com a operação “caça gatos” atuando na sede e no interior do município, visando combater as ligações clandestinas, evitar desperdício e melhorar a oferta de água. Já os cortes programados, por contas em atraso, fazem parte do processo de regularização do SAAE que busca reduzir a inadimplência e promover novos investimentos”.



