O governador Jerônimo Rodrigues (PT) pediu à Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) a suspensão da tramitação do Projeto de Lei nº 26.016/2025, que autoriza a recriação da Loteria no Estado da Bahia (Loteba) por meio da Empresa Baiana de Ativos (Bahiainveste).
Trata-se da segunda vez que o governo pede a retirada do projeto. O texto, inicialmente enviado em 8 de setembro, tramitava em regime de urgência e tinha prazo de 45 dias para apreciação. Como o período se esgotou sem votação, a proposta passou a travar a pauta da Casa, impedindo a análise de outras matérias por parte dos deputados estaduais.
O projeto voltou a tramitar no início de novembro, após novo pedido do governo, depois de novas mudanças nas atribuições da Bahiainveste, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE). Segundo Jerônimo, os lucros da loteria estadual serão destinados ao financiamento de ações nas áreas de assistência social, educação e cultura.
A proposta estava em tramitação na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa. Com o pedido de suspensão, a proposta só deve voltar avançar na Casa no ano que vem.
BNews



