Moradores do Jardim Campestre, em Juazeiro, bloqueiam trecho da BA-210 em protesto contra falta de água: “uma situação desumana”; SAAE responde

0

Um grupo de moradores do bairro Jardim Campestre, em Juazeiro, na região Norte da Bahia, realizou uma manifestação no início da manhã desta terça-feira (30), contra a falta de água na comunidade. Durante o ato, os manifestantes  bloquearam um trecho da BA-210, na saída do bairro Tabuleiro, incendiando pneus e galhos, interrompendo o fluxo de veículos por alguns minutos.

“Estamos fazendo essa manifestação para cobrar providências ao SAAE e à prefeitura. Estamos há mais de três meses sem água e ninguém resolve nada. Todos os órgãos já haviam sido avisados de que, caso nossa situação não fosse resolvida, iríamos nos manifestar. Antes ainda chegava um pouco de água na madrugada e agora nem isso. É desumano demais ficarmos sem água neste calor. Não podemos aceitar este descaso”, desabafou um morador.

Equipes da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros foram acionadas e estiveram no local.

“A Polícia Militar pediu para encerrarmos a manifestação e liberar a BA. Em seguida, acionaram o Corpo de Bombeiros, que apagou o fogo. Mas a nossa luta não vai acabar. Hoje à tarde e amanhã pela manhã faremos novas manifestações, até que a nossa situação seja resolvida”, acrescentou outra moradora.

O PNB entrou em contato com o Serviço de Água e Saneamento Ambiental em busca de esclarecimentos sobre a situação do bairro Jardim Campestre. Em nota, o órgão informou que “a falta de água na área de ocupação do Jardim Campestre, não é uma situação recente. Verificando os históricos, inclusive de matérias publicadas nos blogs da cidade, desde 2016 moradores já relatavam essa situação. De lá para cá, houve um crescimento desordenado com muitas ocupações naquela área, sem que houvesse a expansão de redes com água suficiente para atender a comunidade, inclusive com alguns moradores fazendo ligações clandestinas, reduzindo a pressão da água em outros bairros que pagam regularmente pelo consumo. A gestão atual do SAAE tem dado todo o apoio aos moradores daquela comunidade e vem elaborando projetos de expansão, incluindo de uma possível nova estação de tratamento de água (ETA 3) para aumentar a oferta de água em todos os bairros de Juazeiro”.

Redação PNB 

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome