Moradores da comunidade de Lagoa do Boi, localizada na zona rural de Juazeiro, na Norte da Bahia, entraram em contato com o Portal Preto no Branco para criticar a recorrente falta de água que vem afetando a população local. Segundo os relatos, o problema é antigo e, apesar das queixas, ainda não foram apresentadas soluções definitivas pelos órgãos responsáveis.
“Nós, moradores da comunidade da Lagoa do Boi, manifestamos nosso mais profundo repúdio diante da constante e inaceitável falta de água que vem afetando a população local. A água é um direito básico e essencial à vida, e sua ausência compromete a saúde, a dignidade e o bem-estar das famílias, além de prejudicar atividades domésticas, escolares e profissionais. É inadmissível que, em pleno cenário atual, a comunidade continue sofrendo com o descaso e a falta de soluções efetivas para um problema tão grave”, declaram.
Eles pedem pedem ações concretas que garantam o fornecimento regular e de qualidade para todos na localidade.
“Exigimos respeito, transparência e providências imediatas por parte dos órgãos responsáveis, com ações concretas que garantam o abastecimento regular e digno de água para todos os moradores da Lagoa do Boi. A população não pode mais conviver com promessas vazias. Precisamos de respostas, planejamento e compromisso. Água não é favor, é direito”.
Encaminhamos os relatos para o Serviço de Água e Saneamento Ambiental de Juazeiro em busca de esclarecimentos. Em nota, a direção do SAAE informou que a empresa responsável pela implantação de adutora na região de Lagoa do Boi começa montar estrutura para início da obra.
Confira na íntegra:
A direção do Serviço de Água e Saneamento Ambiental – SAAE Juazeiro assegura que vem trabalhando diariamente para garantir a continuidade dos serviços prestados pela autarquia, incluindo a recuperação dos sistemas de abastecimento de água no interior do município, que se encontravam em completo estado de abandono. Várias intervenções já foram realizadas, a exemplo de novas bombas, ampliação de tubulações, novos reservatórios, melhorias nas estruturas físicas e instalação de bombas dosadoras em todas as unidades, garantindo a cloração na água ofertada aos usuários. A comunidade de Lagoa do Boi tem recebido merecida atenção dessa gestão, entretanto algumas intercorrências imprevisíveis e pontuais tem provocado, em alguns momentos, a interrupção no abastecimento, a exemplo do último final de semana quando o canal do Projeto Tourão, que abastece o sistema daquela área foi esvaziado para manutenção rotineira, provocando o desabastecimento imediato. A gestão do SAAE assegura que tem tratado os moradores da comunidade com respeito e, sempre que procurada tem dado a devida atenção, dentro das possibilidades. “Sabemos da importância da água na vida de todos e, por isso mesmo não temos medido esforços em busca das melhorias. O resultado desse trabalho já começa surtir efeito com a instalação do canteiro de obra da empresa ganhadora do processo licitatório para a implantação de uma nova adutora que irá beneficiar 27 comunidades do Distrito de Pinhões, entre Lagoa do Boi e Morcego”, explica a gestora. A obra, orçada em mais de 21 milhões de Reais é uma parceria do governo Municipal com o governo do Estado, através da Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (CERB), cujo presidente, Jaime Vieira, esteve na comunidade no inicio do ano 2025, juntamente com o prefeito Andrei Gonçalves e a diretora-presidente do SAAE, Fabiana de Possidio, anunciando o projeto. “No serviço público dependemos dos tramites legais para a concretização dos serviços. Graças a esta parceria o projeto já foi aprovado, licitado e a empresa ganhadora já está na área cuidando dos primeiros passos para inicio da obra. Pedimos um pouco mais de compreensão aos moradores daquela região, na certeza de que, em breve estaremos festejando mais essa conquista”, disse Fabiana.
Redação PNB



