Pais e responsáveis por alunos que residem no distrito de Carnaíba do Sertão, em Juazeiro, na região Norte da Bahia, procuraram o Portal Preto no Branco para relatar dificuldades que estariam enfrentando para matricular seus filhos em turmas do 1º ano do Ensino Fundamental na rede municipal. Segundo os relatos, a comunidade possui apenas duas instituições que oferecem a série, sendo que uma delas não possui estrutura adequada e a outra já está com vagas preenchidas.
“Mais de 15 crianças de Carnaíba estão sem matrícula confirmada para 2026. Aqui só tem duas escolas que têm o primeiro ano do ensino fundamental, a Pedro Dias e a Osório Teles de Menezes. A gestão anterior transformou a escola Pedro Dias em tempo integral sem ter estrutura para isso. A gente não quer colocar nossas crianças lá porque a escola não tem condições de funcionar em horário integral. Não tem suporte, não tem estrutura adequada. Não é falta de boa vontade nossa, é preocupação com os nossos filhos.”
Já a Escola Municipal Osório Teles de Menezes estaria sem vagas.
“Na Osório Teles não tem mais vaga. Disseram que deram prioridade para os alunos que já estudavam lá. E os outros ficam como? Quer dizer que seremos obrigados a colocar nossos filhos em uma escola de tempo integral sem estrutura nenhuma ou mandar para escolas longe daqui?”, questiona.
Encaminhamos os relatos para a Secretaria de Educação de Juazeiro em busca de esclarecimentos. Em nota, a Seduc esclareceu que “A Secretaria de Educação de Juazeiro/Seduc informa que a Escola Municipal Pedro Dias, em Carnaíba, está finalizando a reforma de sua estrutura e no início do ano letivo já estará preparada para oferecer um espaço mais adequado para receber os estudantes. Sobre a Escola Municipal Osório Teles de Menezes, a Secretaria informa que a preferência para a matrícula é destinada aos alunos que já estudavam na unidade escolar”.
Redação PNB



