Após questionamento de mães, NTE-10 esclarece sobre primeiro ano da extensão do Colégio José de Amorim, em Lagoa, Salitre, Juazeiro

0

Uma mãe de aluno da comunidade de Lagoa do Salitre, em Juazeiro, na região Norte da Bahia, procurou o Portal Preto no Branco, para demonstrar sua preocupação com a notícia de que neste ano letivo não haverá o primeiro ano do ensino médio no anexo do Colégio Estadual Jutahy Magalhães, que funciona no prédio da Escola  Municipal José de Amorim.

“Tivemos a informação de que neste ano querem tirar o primeiro ano da extensão do Colégio José de Amorim. Por que se a vida toda teve? A Lagoa do Salitre está sem representantes, pois só lembram da gente, de 4 em 4 anos. Nossa comunidade que era de andar para frente, anda para trás. Uma falta de respeito com nós, pais, e com os alunos.  Uma coisa que deixa a gente triste, porque só um pai e uma mãe sabem o que é um filho perder um ano. Onde nossos filhos vão cursar o primeiro ano?”, questionou.

Enviamos o questionamento para o Núcleo Territorial de Educação do Sertão do São Francisco em busca de esclarecimentos. Em nota, o NTE 10 garantiu que “nenhuma turma será fechada. Os estudantes do anexo da Lagoa do Salitre, onde funciona o anexo do Colégio Estadual Jutahy Magalhães, continuarão tendo acesso ao Tempo Juvenil – Etapas VI e VII, no turno noturno, na Escola Municipal José de Amorim, também no ano de 2026. Essa oferta integra a modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) e atende adolescentes de 15 a 17 anos que se encontram em distorção idade-série. O objetivo é garantir o direito à educação, respeitando a realidade dos estudantes e assegurando o acesso, a permanência e a continuidade no percurso escolar. Além disso, em parceria com a Prefeitura de Juazeiro, por meio do Programa Estadual do Transporte Escolar (PETE), os estudantes da Lagoa do Salitre poderão optar por estudar em escolas da sede do município, no turno diurno, caso essa seja a escolha do estudante e de sua família. Dessa forma, o NTE 10 reafirma seu compromisso com uma educação pública, gratuita e de qualidade para todos.

Redação PNB

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome