Doadores relatam dificuldades para doar sangue no HEMOBA de Juazeiro

0

Doadores que procuraram o HEMOBA do município de Juazeiro, na região Norte da Bahia, na manhã desta sexta-feira (9) relataram dificuldades para realizar a doação de sangue, mesmo diante de campanhas de incentivo e da urgência de pacientes internados na rede hospitalar da região. Segundo os relatos enviados ao Portal Preto no Branco, a principal queixa é a falta de estrutura, com número reduzido de profissionais e limitações no atendimento.

“Muitas pessoas que aguardavam no local, tentaram doar sangue, mas não conseguiram ser atendidas. Tem apenas um médico e não está doando. Tem um monte de gente aqui tentando doar e não está conseguindo. Um absurdo. Fazem campanha, e quando a gente chega aqui, não consegue doar. São vidas que estão em risco”, relatou um dos doadores.

Outro relato é do doador Vitor, que esteve no local por dois dias consecutivos sem sucesso.

“Estou aqui pela segunda vez no HEMOBA de Juazeiro. Vim ontem à tarde e hoje pela manhã e não consegui doar. O que informam é que só tem um médico, poucos assentos e nenhuma estrutura para receber mais doadores, enquanto pacientes precisam e acabam morrendo”, afirmou.

Vitor também destacou a situação de uma parente internada no Hospital Regional de Juazeiro, que necessita de sangue com urgência. “Ela passou por uma amputação e precisa de sangue. Infelizmente, encontramos esse cenário aqui”, desabafou.

Familiares de outros pacientes também relataram situações graves. Um jovem de 19 anos, internado no Hospital Regional de Juazeiro, enfrenta um quadro delicado de saúde e necessita urgentemente de transfusão. “Ele caiu, machucou o quadril, abriu uma ferida e sangra constantemente. Está com anemia muito forte. Se ele não receber sangue, vai definhando”, relatou um familiar.

Ainda segundo o relato, a equipe médica informou que não há bolsas de sangue disponíveis. “Tem outros pacientes precisando de doação e as famílias não estão conseguindo doar. A gente quer ajudar, mas não consegue doar sangue”, lamentou.

Estamos encaminhando os relatos para o HEMOBA em Juazeiro em busca de esclarecimentos.

Redação PNB 

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome