Nesta segunda-feira (12) representantes do município de Juazeiro e do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência se reuniram para discutir melhorias urgentes no sistema de transporte coletivo. O encontro contou com a presença de Mitonho Vargas, diretor da AMTT, Emanuela Mariano, presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, e da Conselheira e Secretária Executiva da Casa dos Conselhos, Regina Marçal.
Emanuela Mariano apresentou um panorama das dificuldades enfrentadas diariamente por pessoas com deficiência (PCDs), elencando os pontos críticos do sistema de transporte, como: problemas técnicos frequentes nos elevadores dos ônibus e rampas danificadas no entorno do terminal, deficiências em cintos e barras de segurança no interior dos veículos e falta de um banheiro que atenda às normas de acessibilidade.
A representante do Conselho destacou ainda a necessidade de promover treinamento para o manuseio correto dos equipamentos de acessibilidade pelos motoristas, além de propor a desburocratização na emissão da carteira de passe-livre, levando o serviço para os bairros, como forma de facilitar o acesso ao direito da gratuidade.
De acordo com Emanuela Mariano, a AMTT se comprometeu em implantar uma série de ações, como a revisão dos elevadores, que antes era mensal e passará a ser semanal; realizar uma revisão técnica nos ônibus antes de saírem da garagem, garantindo que nenhum veículo circule com elevador quebrado; realizar reformas nas rampas de acesso; adequar os banheiros e promover um programa de treinamento especializado para os motoristas da rede.
Redação PNB



